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Parceria Governo e Vale abre fronteira agrícola em Minas

O vice-governador Antonio Augusto Anastasia representou o governador Aécio Neves na solenidade de inauguração da Terminal Intermodal da Vale/Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) em Pirapora, no Norte de Minas, nesta quinta-feira (16). O terminal ferroviário de cargas, parceria do Governo de Minas e Vale, marca o surgimento de uma nova fronteira agrícola no Estado.

Em seu pronunciamento, Anastasia disse, em nome do governador Aécio Neves, que Minas Gerais reconhece o trabalho que a Vale faz no Estado e no Brasil. “Somos parceiros, a Vale é fundamental para o desenvolvimento de nosso Estado. O papel que a Vale realizou no passado em Minas, que realiza hoje e, mais importante, o que irá realizar ainda nas próximas décadas, certamente permite a nós todos mineiros sermos tão orgulhosos de dizermos que a Vale tem o seu coração e a sua origem em nosso Estado e de Minas saiu para conquistar o mundo”, disse o vice-governador ao ressaltar a mensagem do governador Aécio Neves.

O Terminal Intermodal de Pirapora vai viabilizar a implantação do Projeto de Desenvolvimento da Produção e Logística de Escoamento para Exportação de Grãos na Região Noroeste do Estado de Minas Gerais. Será o mais importante corredor logístico para a exportação de grãos produzidos no Noroeste de Minas, devido a sua ligação com o Porto de Tubarão (ES). Todo o projeto, que recebeu R$ 300 milhões da Vale, tem como foco o desenvolvimento da região. A estimativa é de que serão gerados cerca de 20 mil empregos em toda a cadeia produtiva.

“Além dos empregos, esses vagões vão trazer geração de renda para nosso município e região e desenvolvimento social. Tenho certeza que a consciência ambiental também virá puxada por esses vagões”, comemorou o prefeito de Pirapora, Warmillon Fonseca Braga. “Nós acreditamos que a região vai crescer significativamente, porque onde chega a ferrovia, o desenvolvimento vem”, acrescentou o diretor-presidente da Vale, Roger Agnelli.

Estiveram presentes na solenidade o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues, a secretária Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, Elbe Brandão; e o diretor-presidente da Ferrovia Centro-Atlântica, Marcelo Spinelli.

Infra-estrutura

O Noroeste mineiro tem recebido nos últimos anos novo impulso em investimentos para tornar os custos de produção e de transportes menores e garantir maior competitividade para a produção agrícola da região. Entre essas iniciativas está a melhoria no setor de infra-estrutura de transportes, para reduzir custos logísticos de empreendimentos agrícolas e agroindustriais instalados no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.

“O Noroeste de Minas é uma região muito rica. Ela tem terra muito fértil, ela tem água, ela tem capital humano, mas faltava logística, ou seja, a infra-estrutura necessária para o escoamento da produção. Então neste momento, a Ferrovia Centro-Atlântica, uma empresa do grupo da Vale, resolveu apostar revitalizando o trecho até Corinto e, naturalmente, permitindo que a produção agrícola dessa imensa região do Brasil e de Minas Gerais pudesse escoar por meio dos portos até Tubarão, que é um dos portos mais modernos do mundo”, ressaltou Anastasia.

O Projeto Estruturador Potencialização da Infra-estrutura Logística da Fronteira Agroindustrial do Governo de Minas vai promover a integração das modalidades rodoviária, fluvial, ferroviária e aérea no escoamento da produção agrícola da região. O projeto prevê a pavimentação de três trechos de rodovias: 111 quilômetros da MG-408 (do entroncamento com a MG-181 - para Brasilândia de Minas até o entroncamento com a BR-365); 105 quilômetros da LMG-680, entre o entroncamento da LMG-690 (Entre Ribeiros até Brasilândia de Minas); e 96 quilômetros da LMG 664 (de Bonfinópolis de Minas ao entrocamento 628 para Unaí).

A região está recebendo também investimentos do Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (Proacesso). Já foi concluída a pavimentação do trecho de rodovia municipal de 29 quilômetros de Lagoa Grande do entroncamento da MG 410, ao custo de R$ 10,8 milhões. Em andamento está trecho da MG 188, com 59 quilômetros de Cabeceira Grande do entroncamento Unaí, cujos investimentos são de R$7,4 milhões e, em licitação, a pavimentação da rodovia municipal, com 37 quilômetros de Dom Bosco ao entroncamento com a MG 181.

Três trechos aguardam licitação: LMG 662/664, com 47 quilômetros de Natalândia ao entroncamento com a LMG 628; LMG 638, com 38 quilômetros – de Uruana Minas a Garapuava (no entrocamento de Unaí); e MG 400, com 127 quilômetros de Buritis a Formoso.

Mais investimentos

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) está aumentando a oferta de energia elétrica na região. O projeto Eletrificação do Noroeste conta com recursos totais da ordem de R$ 150 milhões. Nesses investimentos destacam-se a construção de 158 km de linhas de transmissão e quatro subestações (Lagoa Grande, Unaí, Buritis 1 e 2) e a reforma de três outras (Queimado, Unaí 3 e Unaí 4), que permitiram dobrar a capacidade instalada beneficiando 19 municípios da região. Foram implantados ainda 1,4 mil quilômetros de redes rurais de média tensão.

Para garantir a ligação aérea, estão em elaboração projetos para implantação, ampliação, melhoramento e balizamento noturno dos aeroportos de Unaí, Arinos, Brasilândia de Minas e Paracatu, com término previsto para julho deste ano. Os aeroportos de João Pinheiro e Pirapora também receberão investimentos.

O Minas Comunica, parceria entre Estado e operadoras, levou telefonia móvel a 412 municípios do Estado. Na região, o Estado investiu R$ 3,72 milhões levando o serviço a todas as sedes dos 20 municípios da região.
 
 
Da Agência Brasil


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