Menu

Surto de microcefalia pode chegar a Minas, que lança campanha

Apontado como um dos principais causadores do surto de microcefalia no Nordeste brasileiro, o Zika vírus pode chegar a Minas Gerais em breve. O Estado ainda não tem nenhum caso registrado, porém, São Paulo, Estado vizinho, já apresentou ocorrência de microcefalia que pode estar relacionada ao vírus.

A situação já gera alarde para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), que lançou nesta sexta-feira (27) uma campanha para mobilizar a população no combate ao mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue e da febre Chikungunya.

Imagem ilustrativa/Foto:paraibaonline.net.brImagem ilustrativa/Foto:paraibaonline.net.br

A intenção da SES é diminuir a quantidade de vetores no Estado e consequentemente, reduzir os riscos de disseminação dessas doenças, entre elas a dengue, que já infectou mais de 143 mil pessoas e matou 67 em Minas em 2015. Entretanto, a campanha deste ano foi ampliada para o combate da Chinkungunya e Zika vírus, que apareceram pela primeira vez no Brasil.

Com o slogan “10 minutos contra a Dengue”, o governo do Estado quer convencer a população a retirar dez minutos da semana para limpar os locais em suas casas onde o Aedes aegypti se reproduz. Segundo a SES, 80% dos focos de reprodução do mosquito estão nos domicílios e comércios.

“A campanha quer alertar as pessoas a dedicarem uma parte da sua semana ao controle do vetor, para que isso tenha impacto sobre a reprodução do mosquito”, afirma o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos.

A campanha foi desenvolvida no Rio de Janeiro pela Fiocruz, e se baseia no ciclo de vida do Aedes, do ovo ao mosquito adulto, que leva de sete a dez dias para se desenvolver. Com a limpeza frequente dos criadouros, a população consegue impedir que o vetor chegue à fase adulta, freando assim a transmissão dessas doenças.

Agentes de saúde ajudarão na conscientização populacional, entretanto, o foco da campanha é na internet e redes sociais. Acesse por AQUI o site do governo de minas, onde os mineiros poderão ter informações e cartilhas educativas sobre a dengue, Chinkungunya e Zika vírus.

Com O Tempo



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos