Menu

Ministério da Saúde investiga se casos de febre amarela foram causados por imunização

O Ministério da Saúde confirmou na noite de ontem (18) mais um caso de morte por febre amarela em Minas, totalizando oito casos. Por meio de exames foi detectado que quatro são oriundos da forma silvestre da doença (em circulação em região de mata). Os outros quatro casos estão sendo investigados para saber se teriam sido causados pela forma vacinal, que de acordo com o Ministério “é uma rara reação da vacina”.

Foto: Manu Dias/AGECOMFoto: Manu Dias/AGECOM

Há também a possibilidade dessas mortes terem sido causadas por contraindicação à vacinação. Segundo o diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério, Eduardo Hage, “em situações de vacinação de grande número de pessoas, pode vir a ocorrer, e em especial, muitas vezes em pessoas que não teriam indicação de vacinação”.

O ministro Ricardo Barros garante que “a situação em Minas Gerais está controlada. Além disso, a vigilância em Minas e nos outros estados são qualificadas e estão agindo de forma adequada para controlar estes casos”. Até a publicação desta matéria, foram notificados 206 casos suspeitos em 29 municípios do estado e outras 45 mortes ainda estão aguardando análises clínicas.

A Agência Minas divulgou nesta manhã que a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) vai entregar um reforço de vacinas contra febre amarela nas áreas prioritárias. Hoje e amanhã serão distribuídas cerca de 80 mil doses da vacina para as cidades de Diamantina e Pedra Azul, respectivamente. Ainda segundo a Agência, “até o momento Minas Gerais já recebeu do Ministério da Saúde, cerca de 2 milhões de doses de vacina contra a febre amarela e o estado já solicitou mais 1 milhão de doses”.



Por Ana Amélia Maciel



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos