Menu

UFMG tem nota máxima após nova avaliação de cursos divulgada pelo MEC; índice é o quarto melhor do país

A UFMG recebeu nota máxima (5) no Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado hoje (sexta,18) pelo Ministério da Educação (MEC). O IGC engloba um conjunto de indicadores da educação superior, com destaque para Conceito Preliminar de Curso (CPC). Pelo IGC, a UFMG é a quarta mais bem avaliada universidade do país.

UFMG tem nota máxima na avaliação do MEC/Foto: DivulgaçãoUFMG tem nota máxima na avaliação do MEC/Foto: Divulgação

A Universidade teve 35 cursos avaliados em 2014. Quatro deles (12%) tiveram CPC 5 (Sistemas de Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Química), 26 tiveram nota 4 e outros cinco receberam nota 3.

A vice-reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, manifestou grande satisfação com os resultados da UFMG na avaliação do Ministério da Educação e destacou também o processo de autoavaliação contínua da Universidade. “Valorizamos muito nossa autoavaliação, que é instrumental e nos possibilita acompanhar de perto nossos cursos, detectando problemas e definindo as intervenções necessárias para oferecer educação de excelência aos nossos alunos”, disse a vice-reitora.

Ela salientou que dados produzidos por avaliações externas, como IGC e o CPC, se somam aos indicadores internos para o esforço de melhoria do ensino praticado na UFMG.

Distribuição de notas

De acordo com a diretora de Avaliação Institucional da UFMG, professora Cristina Alvim, o grande número de cursos com CPC 4 se deve ao fato de que 55% desse conceito é composto pelo desempenho do aluno, mas não é considerada apenas a nota obtida pelo estudante no Enade. “Conta também o Índice de Diferença de Desempenho (IDD), que é nota do Enade menos a nota do Enem. Esse indicador mede o quanto a universidade acrescentou ao estudante. Como nossos alunos ingressam com notas de Enem muito elevadas, por mais altas que sejam as notas do Enade, o IDD vai ser baixo, o que impacta negativamente o CPC”.

Cristina explica que, no Enade, 44% dos cursos tiveram nota 5. Depois da aplicação do IDD, esse percentual caiu para 12%. “A nota 4 pode ser considerada boa, mas não reflete exatamente o que oferecemos aos alunos”, afirma a diretora.

Ela destaca ainda que nenhum curso da UFMG teve nota inferior a 3 (o mínimo aceito pelo MEC) em 2014 e que em todos os cursos o quesito corpo docente (que considera dedicação e titulação) foi avaliado com conceito máximo.

Critérios

O Conceito Preliminar de Curso (CPC), que varia de 1 a 5, reflete avaliação de desempenho de estudantes no Enade do ano anterior, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e outros itens.

A nota é composta de três elementos: desempenho dos estudantes concluintes do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade (55%), titulação e regime laboral dos professores (30%) e infraestrutura e organização didático-pedagógica da instituição (15%).

O IGC indica qualidade das instituições de educação superior. A nota inclui a média ponderada dos CPCs e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições. O índice também varia entre 1 e 5.

Conheça as notas dos 35 cursos da UFMG avaliados em 2014.

Nota 5 – Sistemas de Informação, Engenharia e Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Química

Nota 4 – Arquitetura e Urbanismo, Matemática (Bacharelado), Matemática (Licenciatura), Letras/Português (Bacharelado), Letras/Português (Licenciatura), Física (Bacharelado), Física (Licenciatura), Química (Bacharelado), Química (Licenciatura), Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura), História (Licenciatura), Artes Visuais (Licenciatura), Geografia (Bacharelado), Geografia (Licenciatura), Filosofia (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Ciência da Computação (Bacharelado), Ciências Sociais (Bacharelado), Ciências Sociais (Licenciatura), Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia, Engenharia Ambiental

Nota 3 – História (Bacharelado), Filosofia (Licenciatura), Música (Licenciatura), Engenharia de Alimentos e Engenharia Florestal

Da Redação com UFMG



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos