Menu

Minas tem previsão de mais chuva durante a semana

A primeira frente fria que atingiu Minas Gerais durante a primavera provocou uma mudança no clima. No fim de semana, a temperatura ficou alta em várias cidades, o que é normal na passagem desses fenômenos. Belo Horizonte, inclusive, registrou recorde de calor por dois dias consecutivos. Horas mais tarde, a situação mudou rapidamente. O céu azul deu lugar ao tom cinzento das nuvens carregadas. Como resultado vieram temporais acompanhados de granizo em ao menos três cidades mineiras. Houve também quedas de energia, de árvores, placas e enxurradas foram registradas. A previsão é de mais chuva durante toda a semana.

Foto: ilustrativa / reprodução internet

Semana de instabilidade

A mudança drástica no tempo em Minas Gerais foi provocada pela chegada da primeira frente fria da primavera. Primeiro, fez com que as temperaturas aumentassem até atingirem números recordes, e, depois, os temporais. Ainda há possibilidade de queda de gelo em algumas cidades mineiras, especialmente do Norte, Leste e Mucuri. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o risco é menor. A chuva, por diversas vezes acompanhadas de ventos fortes e descargas elétricas, devem continuar durante toda a semana.

De acordo com o meteorologista Cleber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a mudança no clima já estava prevista. “Estávamos sob domínio de massa de ar seco. Sempre que há a aproximação de uma frente fria, as temperaturas disparam. Por isso, tivemos um fim de semana com calorão em todo o estado e recordes em Belo Horizonte”, explicou.

Desde ontem, a frente fria começou a atuar, provocando chuva em diferentes pontos de Minas Gerais. O tempo instável deve continuar durante toda a semana e com possibilidade de temporais e queda de granizo em algumas cidades. “Podemos ter temporais em todo o estado”. O especialista Cleber Souza afirma que a segunda quinzena de outubro deve ser com bastante chuva.

Segundo o INMET, em Sete Lagoas, na tarde desta terça (16) o céu fica nublado a encoberto com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas e à noite, nublado com possibilidade de chuva isolada. Na quarta (17) o céu permanece encoberto e com chuviscos. Quinta e sexta continuarão com muitas nuvens no céu. A temperatura deve ficar entre 19°C e 30°C de hoje até a sexta-feira (19). A umidade mínima pode chegar aos 40%.

Segundo análise da Defesa Civil de Sete Lagoas, a previsão de milímetros de chuva para terça é de 5,3, quarta 1,1, quinta 3,6 e sexta 9,7. Lembrando que esses dados não são 100% acertívos devido por exemplo aos ventos, e outros fatores que podem mudar esse prenúncio.

Com EM e INMET




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados