Menu

Impacto das 'fake news' na vontade dos eleitores será discutido em evento no TRE-MG

A primeira edição de 2019 do projeto 3º Turno promoverá um debate sobre "O impacto das fake news na vontade do eleitor". O evento será realizado nesta sexta-feira (26), das 17h às 19h, no auditório do TRE-MG, na Avenida Prudente de Morais, 320, bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte. Os palestrantes serão o mestre e doutor em Direito do Estado pela PUC-SP, Diogo Rais Rodrigues Moreira, e o mestre e doutor em Filosofia pela UFMG, Marco Antônio Sousa Alves.

Foto: Reprodução InternetFoto: Reprodução Internet

Moreira é professor de Direito Eleitoral do Instituto Mackenzie e da pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Nos últimos anos, se dedicou aos temas fake news e "internet e eleições". Atuou como coordenador dos livros “Fake News: a conexão entre a desinformação e o direito” e “Direito Eleitoral Digital”.

Alves é professor de Teoria e Filosofia do Direito na Faculdade de Direito da UFMG e coordenador do Grupo de Estudos em Sociedade da Informação e Governo Algorítmico (SIGA), que trabalha no momento o tema das fake news. Foi pesquisador-bolsista de pós-doutorado em Filosofia da UFMG entre 2014 e 2017, com pesquisa sobre “Internet, cibercultura, novas tecnologias de poder e posições-sujeito: para um diagnóstico da atualidade”. Desenvolve atualmente na UFMG um projeto de pesquisa sobre “A governamentalidade algorítmica: novas tecnologias de poder e novos desafios jurídicos”.

O projeto 3º Turno, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral, tem a proposta de apresentar aos magistrados, promotores, advogados, servidores e estudantes importantes temas jurídicos, especialmente relacionados ao processo político eleitoral. Em 2019, pretende discutir de forma crítica e aprofundada as perspectivas do sistema político-eleitoral brasileiro.

A carga horária de cada encontro é de duas horas e os palestrantes, debatedores e participantes receberão certificado. Todos os debates são gravados e exibidos na TV Assembleia.

Os interessados em apresentar seus trabalhos no 3º Turno devem entrar em contato com a Seção de Pesquisa e Cidadania da Escola Judiciária Eleitoral, pelo e-mail sepec@tre-mg.jus.br ou pelos telefones (31) 3307-1575 e 3307-1657. Os interessados devem ser magistrados, promotores, advogados ou servidores públicos que tenham desenvolvido trabalhos de pós-graduação, mestrado ou doutorado ou que tenham publicado estudos sobre temas relacionados ao processo eleitoral.

Com TRE-MG



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos