;
Menu

Alécio Dias

Nutricionista dá dicas de dieta detox e receita de suco verde

Você já conhece a dieta Detox? Como o próprio nome sugere, ela serve para desintoxicar o corpo por meio de alimentos naturais e saudáveis. Porém é preciso ter cuidado e evitar o radicalismo, existe varias formas de adotar essa dieta, mas qualquer um que pretenda fazê-la deve primeiro consultar um profissional de saúde qualificado.

É importante ter consciência que quando consumimos muito alimentos gordurosos e pesados sobrecarregamos o trabalho do fígado. Já quando adotamos uma alimentação com menos gordura, açúcar e sódio, reduzimos a sobrecarga desse órgão fazendo com que ele trabalhe de forma normal. Por isso a detox é super indicada depois de alguns excessos com alimentos industrializados, bebidas alcoólicas e o famoso churrasquinho do final de semana.

Suco DetoxSuco Detox

A dieta é bem fácil. O principal passo é incluir verduras, frutas, grãos, carboidratos complexos, oleaginosas, peixes de água fria, canela e muito líquido.
A nutricionista Isabela Queiroz afirma que “a dieta detox não tem muito segredo! O principal passo para desintoxicar o organismo é incluir os alimentos naturais e excluir os alimentos industrializados, cereais refinados, açúcar, corantes, conservantes, café e álcool”, pontua.

No final o que importa é adotar hábitos saudáveis no dia a dia. Os sucos verdes, por exemplo, são fáceis de fazer e podem ser incluídos na sua rotina. A receita é da nutricionista Isabela Queiroz:

Ingredientes:
1 folha de couve
1 laranja com bagaço
2 folhas de hortelã
1 lasca de gengibre
200 ml de água
1 colher de chá de açúcar mascavo.
Bata tudo no liquidificador e coe.

Você também pode criar suas próprias receitas abusando de frutas e verduras. Experimente!

Por Cristiane Cândido