Menu

Coluna / Tempo Esportivo / Contagem regressiva

Contagem regressiva

Terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro e o Cruzeiro continua sobrando na ponta da tabela. Com 42 pontos ganhos em 57 possíveis e índice de aproveitamento de quase 78%. Com 13 vitórias, 03 empates e apenas 02 derrotas, a equipe mineira tem a melhor campanha ao término do primeiro turno, levando-se em consideração toda a história do campeonato por pontos corridos.

Foto: www.agencianoticias.com.brFoto: www.agencianoticias.com.br

A última derrota dos comandados de Marcelo Oliveira foi registrada no dia 28 de maio, por 1 x 0, no Canindé, frente ao Corinthians. Lá se vão mais de três meses de jogos disputados pelo Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e excursão aos Estados Unidos.

A sequência positiva fez de Marcelo Oliveira, o mesmo que foi dispensando do Atlético em 2008 (sob alegação de que não tinha perfil para motivar o grupo de jogadores, dentre outros argumentos), o treinador com o melhor índice de aproveitamento da história do Cruzeiro.

Campeão Brasileiro de 2013, Campeão Mineiro de 2014, virtual Campeão Brasileiro da atual temporada e o mais forte candidato ao título da Copa do Brasil deste ano, o Cruzeiro parece ter atingido os patamares de desempenho e produtividade que lembram as grandes potências européias.

Nesses vinte meses à frente do Cruzeiro, Marcelo esteve próximo de ganhar também a Copa Libertadores da América, da qual foi eliminado, surpreendentemente, pelo San Lorenzo da Argentina, na fase de quartas-de-final e ainda saiu da Copa do Brasil de 2013, numa partida absolutamente atípica, diante do Flamengo, no Maracanã.

Voltando a falar do atual Campeonato Brasileiro, e já fazendo as contas para o segundo turno, o Cruzeiro vai precisar de no máximo 30 pontos, em 57 possíveis, para levantar a taça pela quarta vez. A missão parece ainda mais fácil, se considerarmos que, jogando em casa, o time mineiro tem mais de 92% de índice de aproveitamento dos pontos disputados. E será exatamente no Mineirão, que o Cruzeiro irá enfrentar adversários com campanhas modestas, como Botafogo, Goiás, Criciúma, Bahia e Atlético-PR.

Mais uma vez, parece ser questão de tempo para que o time azul volte a faturar o Campeonato Brasileiro. Números absurdamente favoráveis e desempenho tático, técnico e físico não faltam, para avalizar a conquista do tetra!


Sofrimento até no centenário

Quando foi contratado, antes mesmo da Copa do Mundo, o argentino Ricardo Gareca, foi apontado como uma grande novidade para dar uma reviravolta na história recente do Palmeiras, sobretudo no ano de seu centenário.

Contudo, no clube paulista, ele tem o 2º pior desempenho entre os técnicos do Brasileiro. Entre os empregados, é o dono do aproveitamento mais fraco. Vanderlei Luxemburgo é quem tem o melhor percentual de pontos obtidos no campeonato.

Ironicamente, quando Gareca fechou com o Palmeiras, sua contratação foi considerada pela maior parte da crônica esportiva uma inovação dentro do cenário do futebol brasileiro. Em contrapartida, o treinador rubro-negro foi visto como uma solução ultrapassada por boa parte dos jornalistas.

Mas os números mostram justamente o contrário: O técnico palmeirense conseguiu 14,8% dos pontos disputados desde a Copa-2014. Sua campanha tem sete derrotas, um empate e uma vitória. Só está acima de Gilmar Del Pozzo (Chapecoense), que obteve apenas 11,1% dos pontos em seis jogos e já foi demitido. Ou seja, entre os que estão em seus cargos, o argentino é o pior.

Está colado neles Ney Franco (Flamengo e Vitória) com aproveitamento de 22,2% dos pontos obtidos. Não por acaso Ney Franco deixou a equipe carioca na lanterna, e agora ocupa a última posição com o time baiano.

Pior do que eles, só Vinícius Eutrópio e Caio Junior, que não ganharam nenhum ponto. Mas eles só dirigiram o Figueirense e o Criciúma, respectivamente, por apenas duas partidas.

No Flamengo, Luxemburgo somou seis vitórias em sete jogos, com um aproveitamento de 85,7% dos pontos. Ele supera, no momento, até Marcelo Oliveira, do Cruzeiro, com 78% dos pontos. Tanto que tirou o time da lanterna para a nona posição no Brasileiro.

No futebol, como em vários segmentos da vida, as verdades parecem não duram mais do que 24 horas. Marcelo Oliveira, do Cruzeiro, tem o segundo melhor índice de aproveitamento, com quase 78%, enquanto que, Levir Culpi, do Atlético, tem pouco mais de 52%.


Cavalo dado não se olha os dentes

E o brasileiro Felipe Massa voltou a reclamar publicamente de sua equipe na Fórmula I. O piloto teve sua corrida comprometida na Bélgica em virtude de um fragmento que colou no assoalho da Williams. O material só foi retirado após duas paradas nos boxes. O mau rendimento em Spa-Francorchamps serviu como argumento para o piloto pedir uma revisão nos procedimentos adotados pelos mecânicos da escuderia.

O fragmento no carro de Massa era um pedaço do pneu da Mercedes de Lewis Hamilton, que furou logo na segunda volta. Segundo o brasileiro, o material provocou desequilíbrio na dianteira da Williams, girando dois segundos acima por volta.

Chefe de operações da Williams, Rob Smedley entendeu que a escuderia tem apresentado evolução interna e compreendeu o pedido de Massa. Como a equipe inglesa foi a única opção para que o brasileiro não ficasse de fora da temporada 2014, talvez o melhor caminho seja reclamar menos e trabalhar mais.

Problemas mecânicos à parte, muito mais difícil é explicar a diferença de produtividade na temporada a favor do jovem Valttery Bottas. Numa comparação com Felipe, o finlandês já soma 110 pontos, com 04 pódios e ocupa a surpreendente 5ª colocação na tabela de classificação do mundial de pilotos. Massa é apenas o 9º, com modestos 40 pontos. Além disso, não conseguiu terminar nenhuma corrida entre os três primeiros colocados.

No próximo domingo, será realizado o GP da Itália (9 horas – horário de Brasília), a 13ª etapa da temporada. Enquanto Massa segue tomando um baile de seu companheiro de equipe, na disputa pelo título, os dois pilotos da Mercedes, Nico Rosberg e Lewis Hamilton prometem mais um duela daqueles, de tirar o fôlego.

Classificação do mundial de pilotos:

POS Piloto Equipe PTS
1 N.Rosberg Mercedes 220
2 L.Hamilton Mercedes 191
3 D.Ricciardo Red Bull 156
4 F.Alonso Ferrari 121
5 V.Bottas Williams 110
6 S.Vettel Red Bull 98
7 N.Hulkenberg Force India 70
8 J.Button McLaren 68
9 F.Massa Williams 40
10 K.Raikkonen Ferrari 39


Sete Lagoas fazia por merecer

Após anos à espera de um espaço amplo e moderno para a prática e desenvolvimento dos esportes especializados, finalmente é chegado o momento. A parceria entre a UNIFEMM, e o Grupo Sada possibilitou a conclusão do ginásio coberto da instituição. A partir de agora, Sete Lagoas poderá receber jogos do Sada Cruzeiro, na liga nacional de vôlei. O local, com capacidade para público de até 3.200 pessoas, servirá, ainda, para instalação de categorias de base, com supervisão da comissão técnica do Sada Cruzeiro.

Para as próximas semanas já estão sendo aguardados eventos de repercussão nacional, como o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de Vôlei e um clássico entre Cruzeiro x Minas, pelo Campeonato Mineiro da modalidade.

Novos tempos para o tradicional esporte especializado da cidade. Perspectivas excelentes para um local que já revelou tantas pérolas para o meio esportivo brasileiro!




Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos