Menu

Coluna/ Tempo Esportivo / Brasileiros em baixa no Mundial de Fórmula I

Uma corrida imprevisível e que acabou rendendo apenas a 10ª colocação e um ponto para Felipe Massa no GP de Mônaco, circuito no qual, pelo terceiro ano seguindo, a Williams não foi bem. O brasileiro, que largou em 14º, teve muitas dificuldades em se manter na pista pela pouca aderência do asfalto molhado. 

GP de Mônaco / Foto: Ilustrativa /  Senate Grand Prix GP de Mônaco / Foto: Ilustrativa / Senate Grand Prix


Na Sauber, muitos problemas mais uma vez! A chefe da equipe, Monisha Kaltenborn, criticou os dois pilotos da equipe pelo acidente entre Felipe Nasr e Marcus Ericsson que se colidiram e tiveram de deixar a prova. A mandatária da escuderia classificou como "inaceitável" dois pilotos do mesmo time se chocarem de maneira evitável. 

Com o resultado, o brasileiro segue na sétima posição no campeonato, com 37 pontos, uma à frente do companheiro Valtteri Bottas, que soma 29. A liderança do campeonato segue com Nico Rosberg, que somou 08 pontos, após chegar em 6º lugar e agora tem 108. O companheiro dele de Mercedes, vencedor em Mônaco, Lewis Hamilton, retomou a vice liderança, agora com 82 pontos. 

A sétima etapa do Mundial de Fórmula I está confirmada para o dia 12 de junho, às 15 horas (horário de Brasília), no circuito de Montreal, no Canadá. 

Tempo Esportivo

O início do Campeonato Brasileiro da Série A, versão 2016, não tem sido dos mais animadores para o futebol mineiro. Erros crassos na montagem dos elencos e, nos casos de Atlético e Cruzeiro, demora na definição de mudanças nos comandos técnicos, têm comprometido de forma determinante a performance das equipes dentro de campo. 


Brasileirão 2016 / Foto: Divulgação Brasileirão 2016 / Foto: Divulgação

Partindo-se do princípio que no Campeonato Brasileiro, nos moldes como é disputado, desde 2003, os pontos perdidos ou conquistados na primeira rodada têm o mesmo significado matemático daqueles da última ou de qualquer outra rodada. Portanto, os pontos perdidos num confronto, são irrecuperáveis, ainda que se tenha um ganho de produtividade na sequência da competição. 

O próprio Cruzeiro deu um ótimo exemplo disso, tanto em 2013 quanto em 2014, quando conquistou com extrema competência e facilidade os títulos nacionais. 

Agora, ainda não se sabe qual será o papel dos três representantes de Minas Gerais no Campeonato Brasileiro? Vão brigar contra o rebaixamento para a Série B? Podem vislumbrar uma vaga na Copa Sul-Americana? Terão fôlego para reivindicar uma vaga no G4? Ou mudarão da água para o vinho e serão candidatos ao título? 

Perguntas difíceis de serem respondidas de forma otimista e positiva, pelo menos neste primeiro momento. Os números ao longo da história apontam que com 72 pontos as chances de erguer a taça são grandes. Isso significa que um time, seja ele qual for, necessitará de obter um índice de aproveitamento de 63% dos pontos disputados. 

A conta para um lugar na Copa Libertadores 2017 se mantém nos 64 pontos - não contando interferências da Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. Com esse número, são enormes as chances de um clube figurar na competição. Porém, com 62 tentos, a possibilidade também é grande. Sendo assim, a média de pontos necessária para garantir presença no G4 e consequentemente na Copa Libertadores do ano que vem gira em torno de 56% de índice de aproveitamento. 

Na parte de baixo a conta sempre é mais complicado, porque os índices levam em conta parâmetros de desequilíbrio na tabela, isto é, se algum time vai ou não ficar muito para trás ou se haverá briga “ponto a ponto” até as últimas rodadas. 

De qualquer forma, 44 pontos continua sendo uma margem relativamente segura para não sofrer o rebaixamento. Existe a possibilidade de salvação até com 42 pontos. Portanto, para um time permanecer na elite do futebol nacional, terá que alcançar pelo menos 38% de índice de aproveitamento. 

Por falar em números, a título de informação, segue a tabela com o índice de aproveitamento na Série A dos principais clubes do Brasil, desde 2003, quando foi criada a fórmula de disputa por pontos corridos:



Prefeitura de Sete Lagoas confirma a realização dos Jogos Estudantis 2016 

Após diversas reuniões, muitas análises e grande esforço por parte da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, o Jesel 2016 está confirmado. Trata-se do maior evento esportivo estudantil da cidade. O Jesel, Jogos Estudantis de Sete Lagoas, propicia a interatividade entre alunos de todas as escolas do município, sejam elas, particulares, estaduais ou municipais. 

O Jesel irá acontecer entre agosto e setembro / Foto: Divulgação O Jesel irá acontecer entre agosto e setembro / Foto: Divulgação

O Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Alex Fabiane Corrêa, estabeleceu uma comissão para organização dos jogos, com representantes das Redes Municipal e Estadual de Ensino e membros da Smel, coordenados pelo próprio Secretário. 

Na primeira reunião da comissão, foram analisados vários pontos relevantes da realização dos jogos e estabelecido um cronograma do evento que será realizado entre 20 de agosto e 25 de setembro de 2016. As primeiras providências já foram tomadas:O convite e a ficha de inscrição das escolas já foram enviados a todos os estabelecimentos de ensino da cidade. As inscrições deverão ser feitas até o dia 08 de junho, com as entrega da ficha de inscrição da escola, devidamente preenchida e assinada pelo diretor da instituição. 

A partir das inscrições, a Secretaria de Esportes fará os encaminhamentos necessários para organização desse tradicional evento esportivo, definindo os locais para os jogos, garantindo os recursos financeiros para pagamento da arbitragem e aquisição de troféus e medalhas para a premiação e, ainda, buscando parcerias para o transporte das equipes até os locais das disputas. 

Neste ano, estão confirmadas as competições nas seguintes modalidades: Atletismo, natação, basquete, futsal, handebol, voleibol, peteca, judô, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez. As competições serão divididas em dois módulos: Módulo I (masculino e feminino), com atletas nascidos entre 2005 e 2003 e Módulo II (masculino e feminino), com atletas nascidos entre 2002 e 2000. 

Vale ainda ressaltar que, apesar do cenário econômico negativo em todo o País, o Prefeito Márcio Reinaldo decidiu apostar, mais uma vez, na realização do evento, um dos mais tradicionais do calendário esportivo de Sete Lagoas. 

Surgiram inúmeros desafios, algumas dificuldades foram enfrentadas para viabilizar a competição que, além da parte esportiva, tem relevante importância social. Tudo isso pesou para que a Prefeitura desse o “sinal verde” para a Secretaria de Esportes, confirmando a edição 2016 do Jesel. 

Futebol mineiro padece em 2016 

Com um planejamento atrasado, que tem comprometido os resultados do clube neste primeiro semestre de 2016, o Cruzeiro está atrás de reforços para o decorrer da temporada. 

Rafael Sóbis (à esq.) e Maxwell estão na mira do Clube Celeste / Foto: DivulgaçãoRafael Sóbis (à esq.) e Maxwell estão na mira do Clube Celeste / Foto: Divulgação

Dentre os nomes mais comentados estão os de Rafael Sóbis, atualmente no Tigres, do México e Maxwell, que está há muitos anos no futebol francês. 
Embora priorize a experiência, a diretoria não esconde a necessidade de contratar atletas que tenham qualidade para reforçar o time, mesmo tendo ciência das limitações financeiras pelas quais passa o clube. 

É bem verdade que, do fim do Campeonato Mineiro para cá chegaram quatro jogadores (Robinho, Lucas, Bryan e Riascos). Robinho e Riascos estrearam somente no último final de semana, no clássico diante do América. 

De uma forma geral, o futebol mineiro paga pela falta de planejamento, pela demora na montagem dos elencos e nos casos de Atlético e Cruzeiro, também pelas oscilações dos treinadores, com mudanças no meio da temporada que causaram uma ruptura naquilo que vinho sendo desenvolvido (também com muitas contestações). 

Troca de treinadores no meio do ano, contratações com as competições em andamento e risco de perda de atletas na janela de transferências de julho são os ingredientes perfeitos para uma temporada horrível, possivelmente sem ganhos significativos. 

Cruzeiro e Atlético, um pouco menos o América (até pelas limitações orçamentárias), caminham para um ano melancólico, se não corrigirem urgentemente o que foi feito até agora. Resta saber se, mesmo com essas intervenções, os times conseguirão obter “liga” e melhoria na produtividade, porque no mundo do futebol não há ciência exata! 

Campo do Serrinha será reinaugurado no próximo domingo 

Conforme divulgado desde a semana passada, o Campo do Serrinha, no bairro do Carmo, será reinaugurado no próximo domingo (5). O local, um dos mais tradicionais na prática de atividades ligadas ao futebol amador de Sete Lagoas, recebeu as seguintes melhorias: Reforma e pintura de alambrados, construção de arquibancadas e reforma dos lances antigos, colocação de escada na cabine de imprensa e pintura em geral. 

Campo do Serrinha / Foto: Portal Sete  Campo do Serrinha / Foto: Portal Sete

A Prefeitura de Sete Lagoas, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) tem estabelecido importantes parcerias e desenvolvido projetos de grande utilidade para a população adepta às práticas esportivas. Exemplos não faltam. 

Inúmeros polos do projeto Mexa-se, implantação de dezenas de academias ao ar livre, colocação de arquibancadas no Campo do CAP (bairro: Progresso), construção e reforma de várias quadras poliesportivas nas mais variadas regiões da cidade, dentre outros.

A Secretaria de Esportes programou para domingo, a entrega das obras à comunidade local. Será na mesma data da finalda Copa de Futebol de Veteranos Centenário Jaime Domingos Rosa.

Segue a programação:
8h30 - Decisão terceiro lugar - União Orozimbo x Real Bouganville
10h – Cerimônia de reinauguração do Estádio Jaime Domingos Rosa (Campo do Serrinha).
10h30 - Decisão do título - São Paulo x Bosque

A Rádio Eldorado de Sete Lagoas, mantendo a tradição de apoiar os eventos locais, já confirmou que irá transmitir a decisão do torneio, um dos mais importantes do calendário esportivo de Sete Lagoas. 



Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing

 



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos