Menu

Coluna / Meio Ambiente / 05 de Junho, Dia do Meio Ambiente

Caros leitores,

Hoje vamos falar um pouco do Dia Mundial de Meio Ambiente, conhecer a história dessa data e os aspectos ambientais que a envolvem. 

O Dia Internacional do Meio Ambiente

Em 1972, dando abertura à Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano, foi estabelecido pela Conferência das Nações Unidas, o 05 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

A Conferência teve a participação de 113 países e 250 organizações não governamentais, em que o assunto maior em pauta foi o risco da sobrevivência futura do homem e os impactos ambientais que o mesmo vinha causando no ambiente. Para tal, a forma de proteção, seria a preservação da diversidade biológica, acima de qualquer possibilidade. Desde então, foram criados diversos documentos que mencionavam as questões ambientais.  Traçaram-se planos, afim de que o problema fosse discutido e enfrentado de forma efetiva pela humanidade e os governantes.Então, anualmente no dia 5 de Junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, de forma a obter uma conscientização da sociedade mundial, bem como obter ações políticas inovadoras e contundentes visando cada vez mais tratar dos assuntos ambientais.No Brasil, o tema da preservação ambiental ganhou forma à partir de 1974, por intermédio da secretaria especial do meio ambiente, com objetivo de levar á cada cidadão o dever de contribuir com a natureza.

Algumas coisas que você pode fazer pelo meio ambiente:

  • Denunciar maus tratos dos animais aos órgãos ambientais de sua cidade;

  • Não aprisionar animais em gaiolas e aquários;

  • Manter o seu empreendimento em acordo com as legislações ambientais;

  • Evitar cortes desnecessários de árvores;

  • Não jogar lixo nas ruas;

  • Fazer o procedimento de coleta seletiva em sua residência e no trabalho, separando os resíduos orgânicos dos inorgânicos;

  • Evitar o desperdício de água;

  • Participar de ações comunitárias de preservação ambiental;

  • Fazer rodízio no uso de automóveis, para evitar a emissão de poluentes;

  • Ler artigos de desenvolvimento sustentável e se manter atualizado sobre as questões ambientais.

Ainda sim, as ações políticas e sociais não são suficientes para preservar o meio ambiente. É preciso fazer mais, poluir menos, respeitar as legislações ambientais, obedecer aos planos e metas governamentais sobre o meio ambiente. É necessário também que haja maior fiscalização por parte dos órgãos ambientais, sendo que para isso, precisa-se de mais investimentos na área, mais gente trabalhando.

Ainda sim, acredito que a maior contribuição que podemos dar à natureza, chama-se: CONSCIENTIZAÇÃO! Se cada cidadão fizer a sua parte, já será um ótimo começo. Vamos ajudar, participar, entender a seriedade da preservação ambiental e fazer parte de uma sociedade inteligente e de atitudes. Isso é desenvolvimento sustentável, de forma a contribuir com o meio ambiente e pensar no bem estar das gerações futuras.


Emílio Figueiredo - Engenheiro Ambiental da Eco System – Assessoria Ambiental Ltda
Contato: emilio.ecosystem@gmail.com – (31) 8833-5288 / 3026-3656



Emílio Melo Figueiredo é Engenheiro Ambiental (CREA: MG-144298) e atua na empresa ECO SYSTEM – ASSESSORIA AMBIENTAL LTDA, prestando serviços de consultoria de meio ambiente a diversos clientes de Sete Lagoas e região. Atualmente está cursando Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. 



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos