Menu

Mathaeus Pontelo

Coluna / Viajando por aqui / Introdução

Olá amigos e aficionados em passear pelo Brasil e pelo mundo. Sou o Mathaeus Pontelo, Turismólogo formado em 2012 na Universidade Federal de Ouro Preto. Proprietário da Agencia Mercotur Viagens e Eventos (com sedes em Sete Lagoas e La Plata- Argentina) e mais um alucinado por viajar e conhecer esse mundão rico de culturais e diversidades. A convite do site setelagoas.com.br, começarei esta semana a escrever com frequência sobre destinos, hotéis, restaurantes e atrativos de Sete Lagoas e região que podemos conhecer gastando pouco e aproveitando muito. A ideia do “Viajando por Aqui” é fazer uma alusão de que podemos passear e conhecer vários lugares sem ter que de fato nos deslocarmos em larga escala do conforto de nossas residências.

A Organização Mundial do Turismo (OMT, 2003), considera que a prática do turismo se faz inicialmente através de um pernoite e o mínimo de 24 horas no destino, por isso não chamaremos de turismo essa nossa iniciativa, mas sim de Viajando por Aqui. Trarei a vocês toda semana algum atrativo que de fato seja válido conhecer na rica região das gerais. Ainda citarei experiências minhas ou de outras pessoas, que tiveram o prazer de tal desfrute. Hoje para começarmos com “o pé direito”, vamos abordar a bela e única Cachoeira Grande, na Serra do Cipó.  

Com 60 km de extensão e 10m de altura (VIAJEAQUI, 2015), a Cachoeira Grande é um local riquíssimo em vegetação rasteira e abundância de agua limpa e cristalina. Na imagem abaixo estou realizando um esporte pouco difundido na região, mas com ampla fidelidade de seus adeptos, é o stand up paddle.

Stand up Paddle, Cachoeira Grande - Fonte: Victoria Quiroga, 2014Stand up Paddle, Cachoeira Grande - Fonte: Victoria Quiroga, 2014

Depois de 45 minutos de canoagem pela cachoeira, com ajuda de um guia, é possível chegar na chamada “prainha”, lugar ideal para este tipo de esporte. Este passeio foi realizado em 2014 e com um custo de aproximadamente 80 reais por pessoa, incluindo entrada no parque, pratica de canoagem e stand up paddle além da assistência de um guia bilíngue credenciado pelo parque. Pra quem não conhece ou mesmo já conhece mas tem interesse em voltar, a Cachoeira Grande na Serra do Cipó é um destino que aprovo e recomendo como notas máximas. VALE MUITO A PENA VISITAR! Obrigado leitor por sua atenção e até a semana que vem.

REFERÊNCIAS BIBLIÓGRAFICAS:
VIAJEAQUI, 2015. Disponível em http://viajeaqui.abril.com.br/estabelecimentos/br-mg-serra-do-cipo-atracao-cachoeira-grande Acesso em 16/03/2015 as 14:00
OMT – Organização Mundial do Turismo. Turismo internacional uma perspectiva global. 2ª edição. São Paulo: Bookmann, 2003



Mathaeus Levy Alves Pontelo é graduado em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto e graduado em Conservação e Restauro pelo Instituto Federal de Minas Gerais. É proprietário e gerente comercial da Agencia Mercotur Viagens e Eventos (especializada em viagens dentro do Brasil e Américas do Norte/Central e Sul).

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos