Menu

Coluna / +Tecnologia / A Google está ouvindo tudo que você fala no seu smartphone

Não é de hoje que ouvimos relatos que que a Gigante das buscas espiona seus usuários. Às vezes, ao configurar o smartphone pela primeira vez, esquecemos de ler os contratos e logo clicamos em aceitar. “Até parece que alguma vez na vida alguém leu algum contrato desses...”. E em umas das configurações do Google assistente, é informado que os áudios que são capturados pelo aparelho e ficaram armazenados no banco de dados da Google.

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Para saber em quais áudios foram gravados seus, basta está logado na conta da google e clicar no primeiro link ao final da matéria, assim você irá acessar suas pesquisas de voz. Nele você vai poder escutar todos os áudios já gravados pela google, do seu smartphone. Isso, segundo a própria google, ajuda o sistema oferecer experiencias mais personalizadas nos serviços da empresa. Lembrando que todos esses dados só podem ser acessados pelo administrador da conta. Ou seja, somente a google e você tem acessos a essas pesquisas de voz.

Mas não é somente a voz que são armazenadas, a localização do seu aparelho também pode ser armazenada. Basta que você esteja utilizando uma rede wifi ou rede de dados e esteja com o localizador do telefone ativado. O celular envia para os servidores sua geolocalização de tempos em tempos, e uma linha do tempo é criada com o seu percurso. Veja na imagem abaixo a linha do tempo criada durante um dia de coleta de dados.

É registrado a hora, quanto tempo você ficou dirigindo, o percurso percorrido. E se no local você tirou alguma foto ou fez algum vídeo, essas “historias” ficam armazenadas na sua linha do tempo. Para acessar sua time line clique no link 2 no final desta matéria.

Algumas pessoas enxergão esta coleta de dados como uma invasão de privacidade. Outras já veem com bons olhos e até agradam das informações coletadas. E você gostaria que uma empresa monitorasse esses seus dados? Acesses os links abaixo e verifique se ela está ou não fazendo isso.

LINK 1: https://goo.gl/LtMCwU
LINK 2: https://goo.gl/JQgBoj



Casado, profissional de TI, fundador do canal [LORD]MJ no Youtube. Trabalha na área de TI deste 2002. Formado em Sistemas de Informação. Amante de Tecnologia. Gosta de jogos eletrônicos e dedica algum tempo livre a Steam ao som de um bom Rock and Roll. Atleta de fim de semana nunca dispensa um futebol com os amigos. Adora seus animais de estimação. Trabalhou por 5 anos na Stefanini Solutions e hoje faz parte da equipe da Brennand Cimentos em Sete Lagoas.