Menu

Coluna / +Tecnologia / Lei geral de proteção de dados

Veja como vai ser a proteção dos seus dados no Brasil

Há muito tempo se discute sobre os dados que são trafegados na rede e quem pode ou não ter acesso a essa informação. No dia 14/08 o atual presidente Michel Temer sancionou a lei geral de proteção de dados do Brasil (LGPD) LEI Nº 13.709/2018. Isso impacta diretamente a forma que as empresas armazenam nossas informações e como a empresa solicita essa coleta ao usuário.

Esse tema já e discutido a algum tempo no brasil. No país não tinha nenhuma norma que regulamentava a maneira da qual as empresas de tecnologias coletavas as nossas informações. Seja no aplicativo instalado no seu celular, em um cadastro de loja online ou em redes sociais. O tema tomou força quando a empresa de Mark Zuckerberg, foi acusada nos EUA, de vender informações dos usuários e influenciar nas eleições no país.

Foto: ilustrativaFoto: ilustrativa

A lei tem como objetivo garantir que os dados que são coletados pelas empresas, sejam de qualquer empresa que tem acesso à essas informações, sejam claramente informados aos usuários. E antes de ser coletado, as empresas também deverão solicitar isso ao usuário de forma clara e explicita.

Com esta lei, o usuário terá mais ferramentas para verificar as suas informações que os aplicativos detêm. Além de ter uma melhor gestão dos dados que inserimos na rede mundial de computadores. Isso é um passo importante rumo a melhor garantia de sigilo dados. Isso também melhora a privacidade das informações inseridas nesses sites. Quando fazemos o cadastro em alguma plataforma, não queremos que esses dados estejam disponíveis para quem quiser comprar. A lei foi aprovada e entra em vigor dentro de 18 meses. O tempo longo é para as empresas de adequar a nova norma.

Fonte: https://goo.gl/Grg1sZ



Casado, profissional de TI, fundador do canal [LORD]MJ no Youtube. Trabalha na área de TI deste 2002. Formado em Sistemas de Informação. Amante de Tecnologia. Gosta de jogos eletrônicos e dedica algum tempo livre a Steam ao som de um bom Rock and Roll. Atleta de fim de semana nunca dispensa um futebol com os amigos. Adora seus animais de estimação. Trabalhou por 5 anos na Stefanini Solutions e hoje faz parte da equipe da Brennand Cimentos em Sete Lagoas.