Menu

A chegada do 5G e a revolução da internet das coisas

A internet móvel já é uma realidade no Brasil. Hoje temos smartphones conectados à rede móvel possibilitando navegação com velocidades aceitáveis. A chegada do 5G vai revolucionar como os aparelhos conectam a internet. Mas você se engana se acha que a internet vai ficar só um pouco mais rápida. O 5G vai possibilitar a entrada da Internet of Things – IoT (Internet das cosias).

Imagem ilustrativa / Reprodução internetImagem ilustrativa / Reprodução internet

Para entender o 5G vamos passar pelas 4 gerações da tecnologia de forma rápida. O 1G, lá em 79, foi uma tecnologia que garantia somente a ligações nos antigos tijolos celulares da época. O 2G chegou logo depois e implementou as mensagens de texto e caixa postal. Já o 3G foi o que realmente possibilitou o ganho de usabilidade, foi possível realizar a navegação móvel, envio e recebimento de imagens, navegação por GPS e incríveis 21Mbps na versão 3G+. Já o famoso 4G deixa tudo mais fluido, navegação fluida e melhor interatividade entre usuários.

O 5G garante mais velocidade aos usuários, mas não somente isso, a tecnologia possibilita melhor latência, que é o tempo de resposta entre dispositivos. Hoje esse tempo é em torno de 20ms “milissegundos”. Com o 5G, a ideia é que caia para 5 milissegundos e em um futuro para 1ms. Ele leva vantagem porque quando ocorre uma grande aglomeração de pessoas utilizando a internet móvel, o 4G acaba caindo ou ficando impraticável, já o 5G tem maior capacidade de tráfego de dados. Com isso tudo a internet das coisas é quem ganha, veremos carros autônomos, drones, realidade virtual e os mais diversos aparelhos domésticos conectado à rede mundial. E o melhor para alavancar, o valor do custo por Mbps é mais barato que o 4G. Porém, isso não vai ser de imediato, para que a tecnologia esteja difundida isso leva algum tempo. O leilão para divisão da banda já foi marcado e bem probabilíssimo que este ano ainda teremos sinais 5G já sendo comercializados no Brasil.

Um novo passo foi dado rumo à comunicação e tráfego de dados neste ano. O 5G vai ser revolucionário e garantirá uma nova realidade para todos nós. Muitos porem achar que esta tal de internet das coisas é coisa do futuro, porém, já é algo palpável e um futuro não tão distante como achamos que pode ser.

Casado, profissional de TI, fundador do canal MICHAEL ANDRADE no Youtube. Trabalha na área de TI deste 2007. Formado em Sistemas de Informação. Amante de Tecnologia. Gosta de jogos eletrônicos e dedica algum tempo livre a Steam ao som de um bom Rock and Roll. Atleta de fim de semana nunca dispensa um futebol com os amigos. Adora seus animais de estimação. Trabalhou por 5 anos na Stefanini Solutions e hoje faz parte da equipe da Brennand Cimentos em Sete Lagoas




O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos