Mais da metade dos universitários matriculados em instituições mineiras estão em busca de oportunidades no mercado de trabalho. A constatação é da pesquisa “O perfil do candidato a vagas de estágio em 2018”, realizada pelo site de recrutamento Companhia de Estágios.
O processo seletivo é concorrido, mas há previsão de variadas ofertas ainda no primeiro semestre deste ano. “Com a retomada da economia, várias empresas abriram mais vagas de estágio e os estudantes devem ter boas oportunidades, principalmente nas grandes organizações”, diz o gerente de Recursos Humanos da Companhia de Estágios, Rafael Pinheiro.
As exigências, porém, estão cada vez maiores. “Foi na crise que muitas empresas descobriram que os estagiários são uma mão de obra qualificada e que têm muito a oferecer. Por isso, passaram a exigir ainda mais de quem se candidata à vaga”, acrescenta Pinheiro.
Mercado
Dentre os universitários, muitos optam pelo estágio ao invés de buscar uma vaga de emprego tradicional, sem relação direta com a graduação. Os dados da pesquisa revelam que apenas 14,2% dos estudantes procuram essa opção.
“Os alunos buscam pelos estágios porque sabem da experiência que precisam adquirir para garantir o sucesso da carreira que estão construindo. A prática é fundamental”, afirma Patrícia Maciel de Castro, professora de Gestão de Pessoas da Faculdade de Administração da Milton Campos.
A docente aponta que as empresas estão investindo nos processos seletivos para contratar quem de fato se encaixa no perfil. “Até jogos interativos algumas organizações estão usando para filtrar os estudantes e, antes de qualquer conhecimento técnico, o comportamento é o mais avaliado”, explica.
Auxílio
As universidades têm papel fundamental na hora de facilitar o acesso do aluno às vagas de estágio. Muitas acabam criando setores específicos para facilitar esse diálogo. É o caso das faculdades Promove e Kennedy, que oferecem aos graduandos um portal com oportunidades. A divulgação das vagas incentiva os alunos, que ainda recebem apoio técnico com os contratos.
O estudante Vinícius Baruk, de 24 anos, não só conquistou um espaço com o auxílio da instituição onde cursa Publicidade e Propaganda, como trabalha na própria faculdade, no núcleo de marketing.
“Não tem como entrar em uma experiência, mesmo recém-formado, sem nenhuma bagagem. E é no estágio que construímos isso. Contar com o apoio do Promove foi fundamental para conseguir a vaga e aplicar os conhecimentos”, relata.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Estágios e Empregos da faculdade, José Eustáquio Simões, muitos alunos buscam o setor, diariamente, para conquistar um espaço no mercado de trabalho. “Auxiliamos desde o contato inicial com as vagas até o fechamento do contrato”, detalha.
Para o coordenador, esse apoio facilita o processo. “É uma segurança a mais para o aluno e também para as empresas. O estágio é fundamental para concretizar os ensinos da instituição e todos lucram com o processo”, ressalta.
Com Hoje Em Dia