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Mariana Chebly

Interação, colaboração, liberdade e acessibilidade. Resumindo: web 2.0

A Web 2.0 é uma grande inovação no mundo da internet, pois, ao invés de concentrar as informações em sua máquina, você concentra os seus conteúdos na internet. É um novo conceito de internet, onde você não fica limitado a acessar a informação somente no seu computador, mas ao contrário, você terá acesso a sua informação simplesmente acessando a internet. Muito bom! Mas não se assuste, isto não é feito de qualquer forma, é necessário fazer um cadastro nos serviços chamados de web 2.0 onde será definido um nome de usuário e senha para que você tenha privacidade do seu conteúdo.
 
 
O ponto mais forte das ferramentas Web 2.0 é a questão de tornar público o seu conteúdo, além de poder abrir um grupo e comunidade. O Orkut é um bom exemplo de ferramenta web 2.0. Outros exemplos são: o flirck.com (uma ferramenta de hospedagem de foto) e o del.icio.us (gerenciador de links favoritos).
 
 
E como se ganha dinheiro com a Web 2.0?

Não adianta querer cobrar o internauta por serviços ou conteúdo, ele não quer pagar. Praticamente todo conteúdo da web pode ser encontrado de graça. Cobrar funciona para alguns sites de notícias e games online, mas para a grande maioria dos sites, não.

O que acontecerá se um site cobrar por um conteúdo (como notícias, músicas, fotos) é que outro o oferecerá gratuitamente. As únicas hipóteses em que cobrar é viável são quando o produto, o serviço ou a solução é um conjunto de software com hardware (ou seja, contêm partes físicas, materiais, o que implica custo) ou quando oferecem uma inovação exclusiva que não pode facilmente ser copiada por outros.

E­xiste um grande grupo de internautas que produz conteúdo gratuitamente. Na minha opinião, o dinheiro não é a principal motivação das pessoas na internet. O que move usuários que colaboram é o interesse próprio, que inclui ganhar dinheiro, mas também a vontade de se expressar, de se sentir parte de uma comunidade, de ter sua opinião reconhecida.

Mas e as empresas de internet? De onde vem o dinheiro que as sustenta? Da publicidade. Os sites vendem espaços publicitários para anunciantes. Os preços pagos variam de acordo com o tamanho do espaço, número de acesso dos usuários e cliques nos banners.
Os internautas também têm outra opção rentável: usar as ferramentas da Web 2.0 para impulsionar sua carreira. Um profissional pode usar seu blog para construir uma reputação e consolidar-se especialista em determinado assunto. Tem pessoas que vivem de seu portal de blogs, abrindo portas para outras fontes de renda, como dar palestras e escrever artigos para revistas e outros sites.

A Web 2.0 é vista pelas empresas como um ótimo canal para estreitar relações como os internautas e turbinar seus negócios. A coisa é tão séria que as empresas contratam profissionais especialistas no assunto, seja nas áreas de marketing, seja na área de informática. E existe até cursos superiores relacionados em grandes escolas, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Mas ainda há muita polêmica em torno desse termo. Para alguns, ele significa uma nova era digital; para outros, não passa de uma jogada de marketing.
Seja como for, a Web 2.0 existe – e é rentável.
 
 
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