Menu

Coluna / Novas Tecnologias / Guarde esse nome: Santa Helena Valley

Se você acompanha meus artigos aqui no SeteLagoas.com.br, muito provavelmente também já deve ter ouvido falar no Santa Helena Valley, embora eu mesmo ainda não tenha mencionado em meus textos. Trata-se de um grupo de startups e empreendedores de Sete Lagoas e região que vêm se encontrando semanalmente para trocar experiências, realizar networking e fomentar o mercado local de inovação.

Quem me acompanha por aqui também deve saber o que é uma startup. Na verdade, não há uma definição correta e mesmo muitas startups nem sabem que são uma e, por outro lado, tem muita empresa que não é se passando por uma por ser a expressão "da moda", pelo menos aqui no Brasil. De modo geral, uma startup é uma empresa em estágio inicial, com uma ideia que pode solucionar problemas reais por meio de alguma inovação tecnológica, o que possibilita ganhos em escala com menor investimento.

Tudo começou quando o presidente da Fumep, Eustáquio Costa, me procurou no início de março desse ano perguntando se eu conhecia pessoas que estavam empreendendo em Sete Lagoas por meio das Novas Tecnologias. Segundo ele, a Fundação Municipal de Ensino Profissionalizante tinha interesse em saber se havia aqui a possibilidade de se criar um ecossistema, diante de um projeto de lei de inovação tecnológica desenvolvido pela Prefeitura.

Startup é uma empresa em estágio inicial, com uma ideia que pode solucionar problemas reais por meio de alguma inovação tecnológica, o que possibilita ganhos em escala com menor investimento / Foto: minasdigital.mg.gov.brStartup é uma empresa em estágio inicial, com uma ideia que pode solucionar problemas reais por meio de alguma inovação tecnológica, o que possibilita ganhos em escala com menor investimento / Foto: minasdigital.mg.gov.br

Alguns contatos e reuniões depois, nascia o Santa Helena Valley, um grupo de empreendedores digitais da cidade com inteligência, brilhos nos olhos e muita vontade de colaborar na construção de uma cidade mais desenvolvida. Além da visão empreendedora, a juventude. A maioria está faixa dos 20 e 30 anos e suas empresas estão em diferentes níveis de desenvolvimento.

O Santa Helena Valley faz referência ao San Pedro Valley, região do bairro São Pedro, em Belo Horizonte, berço de centenas de startups da capital. Por sua vez, uma referência ao Silicon Valley, o Vale do Silício, na Califórnia, sede de empresas inovadoras como Apple, Google, Facebook, eBay, Yahoo!, HP, Adobe, Intel, entre outras.

De lá pra cá, o grupo vem crescendo, realizando pitchs, meetups, dando entrevistas, aparecendo na mídia local, conquistando apoios importantes e, mais recentemente, visitando o SEED - o programa de apoio às startups do Governo de Minas. Inclusive algumas das startups do grupo começam a chamar a atenção para além das montanhas da serra. É o caso da 7 Food, que também está em Rio Paranaíba (MG) e João Pessoa (PB), da Lett, selecionada para a terceira turma do SEED, da Farmácia do Bem, que ficou em segundo lugar no Baanko Challente BH (programa de pré-aceleração), do Aqui Tem Javali, The Clubook, EvolueApp, You Up!, entre outras. Atualmente somos mais de 240 membros no Facebook e quase 100 no WhatsApp. Guarde esses nomes. Você ainda vai ouvir falar muito deles!

Quer participar do grupo? Tem uma ideia que pode resolver o problema de alguém por meio das novas tecnologias? Entre em contato: Facebook: @santahelenavalley e site: santahelenavalley.com.br



Marcelo Sander - @mbsander
Jornalista, especialista em Marketing Político, Gestão de Projetos Culturais e Web Jornalismo. Palestrante e professor de Novas Tecnologias, Marketing Digital, Comunicação Empresarial e Mercado Profissional nas Faculdades Promove. Gerente de Gestão Estratégica e de Resultados da Secretaria Municipal de Orçamento, Planejamento e Tecnologia de Sete Lagoas. Editor do blog www.mercadowebminas.com.br. Com passagens por agências digitais em Belo Horizonte, Governo de Minas, Prefeitura de Sete Lagoas e Câmara Municipal, trabalha com conteúdo web desde 2001.




O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos