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Mostra CineBH 2008 começa dia 30

  • Categoria: Cidades
A Mostra CineBH 2008, que se consolida no calendário cultural da capital mineira a partir desta sua segunda edição, se propõe este ano o desafio de discutir a produção independente de cinema no Brasil – aquela que, sem contar com o apoio de grandes empresas de distribuição e divulgação, suscita importantes debates e atinge repercussão crítica no Brasil e no exterior, sem contudo chegar a um número expressivo de espectadores no circuito comercial.

Em um país que jamais conseguiu consolidar sua indústria cinematográfica, há um senso mais ou menos comum de que toda a produção é independente. Porém, quando se analisam os filmes brasileiros que chegam efetivamente ao grande público (bem como suas fontes de financiamento e divulgação), vê-se que há claramente uma diferença, de produção e resultados, entre filmes que contam com um aparato financeiro e mercadológico constituído e outros realizados à margem dessa estrutura.

Assim como ocorre em Hollywood, o Brasil também possui suas chamadas majors – os grandes estúdios norte-americanos com sede no Brasil, como Columbia, Fox, Warner, Universal e Buena Vista. Grande parte de nossa produção depende delas e da Globo Filmes, braço cinematográfico do grande conglomerado midiático brasileiro, sem as quais, na concorrência pela ocupação das salas de cinema, estaria sem uma forte rede de divulgação/exibição.

Conseqüentemente, se existem as majors brasileiras (mesmo sendo, no caso dessas distribuidoras-produtoras, de matrizes americanas), existem os que se viabilizam sem essas empresas, os independentes, cujo valor não é medido por quantidade de cabeças, ou de dígitos, mas pela capacidade de ser expressivo no audiovisual contemporâneo, seja pelo tratamento do assunto sobre o qual se debruça, seja por suas opções estéticas formais.

Entre os 25 filmes brasileiros com maior bilheteria nos anos 2000, 21 foram distribuídos pelas majors e apenas um não teve apoio da Globo Filmes– o fenômeno de pirataria Tropa de Elite. Esses 25 filmes representam menos de 8% do total de longas-metragens brasileiros lançados em circuito comercial no mesmo período, mas responderam por quase 70% do público da produção nacional nos últimos oito anos. A má distribuição de renda do país encontra seu correlato no campo dos filmes lançados em salas de exibição.
 
O cenário é completamente diferente quando levamos em conta alguns dos filmes de maior repercussão em festivais nacionais e internacionais. Se tomarmos como referências filmes como Madame Satã (selecionado para Cannes, Sundance e Toronto), Lavoura Arcaica (premiado em Brasília, Havana e Biarritz), Amarelo Manga (premiado em Berlim, Brasília e Toulouse), Cidade Baixa (premiado em Cannes, Huelva e Miami), O Invasor (premiado em Brasília, Havana e Sundance), O Céu de Suely (selecionado para Veneza) e Cinema, Aspirinas e Urubus (premiado em Cannes), veremos um cenário distinto: distribuidoras nacionais, sem vínculos com emissoras de TV; produções de orçamento mais modesto e realizadas muitas vezes em co-produção com países europeus; e uma média de público no circuito comercial entre 70 e 150 mil espectadores.

Em torno do conceito central da mostra, O CUSTO DA INDEPENDÊNCIA, estarão em questão pontos nevrálgicos da discussão sobre essa produção independente, como seu enfoque e abrangência. É viável conciliar projetos autorais regidos pelo desejo de expressão com o atual cenário do circuito exibidor, onde mesmo projetos milionários e com forte apoio da mídia não são garantia de sucesso de bilheteria? São questões como essa que pautarão a programação de filmes e debates da Mostra CineBH 2008, que se lança ao desafio de expor as características dessa independência e o espaço cultural ocupado (ou não) por ela, sem com isso se converter em palco de reclamações, mas, ao contrário, procurando esboçar um diagnóstico e ao mesmo tempo proposições para expandir o alcance desses filmes.
 
Mostra CineBH 2008
30 de outubro a 04 de novembro de 2008
Tema: O custo da independência é a temática da Mostra esse ano
Local: Vila do Cinema
A produção independente de cinema no Brasil estará em pauta na perspectiva de mercado e na homenagem à produtora Sara Silveira 

Maior complexo cultural do país em BH

  • Categoria: Cidades
O Circuito Cultural Praça da Liberdade, maior centro integrado de cultura do país vai transformar a Praça da Liberdade, um dos cartões postais da Capital, em um centro dinamizador da produção, do consumo e da fruição cultural – das manifestações tradicionais às experimentações, ao novo.

O Circuito Cultural abrange, na verdade, o quadrilátero definido pelas ruas Tomé de Souza, Guajajaras, Bahia e Sergipe, ou seja, o espaço compreendido entre o Palácio da Liberdade e a Praça Afonso Arinos, delimitado, lateralmente, pelas ruas da Bahia e Sergipe. Neste espaço situam-se vários imóveis de propriedade do governo do Estado que serão integrados ao projeto, como o Palácio da Liberdade e todo o conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade.

Os edifícios públicos do entorno da Praça da Liberdade abrigarão conjunto de centros e atividades culturais, abertos ao público, com ênfase na interatividade e na inclusão social pela ciência, história, cultura e artes. Além de assistir a diversas apresentações e exposições artísticas e culturais, o público poderá freqüentar museus, centro de memória, salas de espetáculos, participar de cursos, oficinas e atividades interativas.

Já estão sendo implantados, em diferentes fases de desenvolvimento, diversos projetos, como o Espaço do Conhecimento, o Museu das Minas e do Metal, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Memorial Minas Gerais e o Centro de Arte Popular, que será implantado no edifício onde funcionou o Hospital São Tarcísio, na Rua Gonçalves Dias, além de prédios que já cumprem sua função no contexto, como o da Biblioteca Estadual Luiz de Bessa, o Museu Mineiro, o Arquivo Público Mineiro, o Palácio da Liberdade. Os demais prédios terão seus conceitos desenvolvidos em outras etapas.

O Circuito Cultural Praça da Liberdade está sendo implantado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a iniciativa privada e outras instituições. Todas as intervenções nos prédios são supervisionadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) e aprovadas pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) e pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM/BH).

São parceiros do Governo do Estado, até o momento, a operadora de telefonia TIM, a Vale, o Grupo EBX, o Banco do Brasil, V&M do Brasil - Vallourec & Mannesmann, Usiminas, Instituto Oi Futuro, Gerdau-Açominas, Cemig, Copasa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Outros espaços do Circuito Cultural Praça da Liberdade


Espaço do Conhecimento - contará com um observatório e terraço astronômico, um planetário para 80 pessoas, além de salas de exposições ligadas à ciência e cafeteria.

Museu das Minas e do Metal – ocupará o antigo prédio da Secretaria de Estado de Educação. O prédio será o espelho da riqueza mineral do Estado, apresentada de forma interativa, abrigando importante acervo sobre mineração e metalurgia no Estado.

Memorial Minas Gerais – espaço-síntese da história, da cultura, da arte e da memória de Minas Gerais, sem abdicar da missão de projetar o futuro, de forma contemporânea. Será instalado no antigo prédio da Secretaria da Fazenda.

Centro Cultural Banco do Brasil – será dotado de salas para exposições permanentes e temporárias, teatro para 280 pessoas, livraria, cafeteria, pátio de esculturas e espaço cênico multiuso. Será instalado no prédio da antiga Secretaria de Estado de Defesa Social.

Centro de Informações Turísticas - no Edifício Rainha da Sucata será instalado o Centro de Informações Turísticas e a sede administrativa do Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Centro de Arte Popular - o local, no prédio do antigo Hospital São Tarcísio, vai contar com sala para exposições, espaço para restauração, centro virtual de informações, além de loja e restaurante.

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+ Cidades

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