Menu

Coluna / EliteMaster / ENEM: Ciências Humanas e suas tecnologias

O curso EliteMaster – ENEM e Vestibulares, em parceria com o site setelagoas.com, inova mais uma vez e oferece uma série de dicas aos alunos que se preparam para o Enem. 

Trata-se de uma grande oportunidade para que o estudante possa aprofundar seus conhecimentos e habilidades, por meio das informações e dicas da equipe de professores, separadas por temas e suas respectivas áreas do conhecimento. A parceria entre o curso EliteMaster e o site setelagoas.com.br ocorrerá até o véspera do ENEM. 

Não perca esta oportunidade!

Ciências Humanas e suas tecnologias – Tema: Solos

Ao longo das provas do ENEM, já tivemos várias questões envolvendo o tema pedologia (estudo dos solos). Das questões sobre o processo de formação dos solos, a maioria delas envolve os impactos sofridos, como erosão, formação de ravina e voçorocas, por exemplo. Os solos se caracterizam pela camada superficial da litosfera, composta por minerais, matéria orgânica, ar e água. Seu processo de formação depende de determinados fatores. São eles:

- Rocha (material de origem)
- Tempo geológico
- Intemperismo
- Topografia

Os solos são extremamente importantes para várias atividades, com destaque para a agricultura. Dessa forma, a perda do solo implica uma significativa perda econômica, trazendo grandes prejuízos para a economia. Além disso, o deslizamento de encostas representa um dos grandes impactos das áreas urbanas, principalmente em espaços urbanos do Sudeste brasileiro, devido à presença de relevos irregulares e de climas com períodos chuvosos.

Processo de formação de voçorocas e ravinamento Processo de formação de voçorocas e ravinamento

Técnica de terraceamentoTécnica de terraceamento

Na busca de soluções, vários itens estão associados às técnicas de conservação e manutenção do solo, como terraceamento, cultivo em curva de nível, plantio direto, etc. As avaliações do ENEM focam essa questão, ou seja, como minimizar ou impedir que os processos erosivos aconteçam.

Sem dúvida, o grande agente erosivo para grande parte do território brasileiro é a água, diante da pluviosidade. O importante é saber qual técnica é a mais adequada para reduzir o escoamento superficial e favorecer a infiltração, diminuindo assim a erosão.
Então fica aqui a dica! Vamos ficar atentos aos problemas e soluções envolvendo os solos.



Abraço galera!
José Roberto Castanheira Cardoso
(Professor de Geografia e Atualidades Curso EliteMaster)

Veja a seguir algumas questões que abordaram a temática solos no ENEM
01. ENEM 2013



Na imagem, visualiza-se um método de cultivo e as transformações provocadas no espaço geográfico. O objetivo imediato da técnica agrícola utilizada é

a) controlar a erosão laminar. 
b) preservar as nascentes fluviais. 
c) diminuir a contaminação química. 
d) incentivar a produção transgênica. 
e) implantar a mecanização intensiva.

Gabarito: A
Ao estabelecer o terrraceamento, o agricultor reduz a declividade da encosta. Esse método, diminui a velocidade do escoamento superficial, favorecendo a infiltração e diminuindo a erosão laminar.

02. ENEM 2010

TEIXEIRA. W. et al. (Orgs). Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.

O esquema representa um processo de erosão em encosta. Que prática realizada por um agricultor pode resultar em aceleração desse processo?

A) Plantio direto.
B) Associação de culturas.
C) Implantação de curvas de nível.
D) Aração do solo, do topo ao vale.
E) Terraceamento na propriedade.

Gabarito: D

A imagem anterior ilustra a formação de ravinas e voçorocas, processos erosivos de grande impacto, tanto para o espaço urbano, quanto rural. A água é um dos principais agentes de formação da erosão, sendo que a aração do topo a vale, irá favorecer o escoamento superfical concentrado.

03. ENEM 2015

Gabarito: B
Os movimentos de massa são minimizados pela eficiência da drenagem, já que a retirada rápida da água da vertente, diminui a possibilidade deste agente erosivo de atuar de maneira mais siginificativa na encosta.







O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos