Menu

Evelyse Zica

Coluna / Negócios / Você está preparado para o futuro?

Estamos vivendo na era da transição econômica, em que 47 milhões de brasileiros mudaram de classe social, passando para a classe “C”. Existem no Brasil cerca de 6,2 milhões de micro e pequenas empresas, que geram 11,5 milhões de negócios informais, 13,8 milhões de empregados sem registro e só em Minas Gerais são 700mil empresas, segundo dados informados pelo Sebrae-MGO cenário atual é muito otimista, mas, como será o futuro? O país estará preparado para suportar as demandas do trabalho intelectual de maneira sustentável? E você, o que quer ser no futuro?

Não podemos ficar parados esperando os problemas acontecerem para depois tentar resolvê-los. Sua empresa é inovadora, copiadora ou desavisada? Para que você se destaque nesse mercado tão competitivo da era pós-industrial, em que o trabalho é 70% intelectual e não mais manual como na era industrial, é imprescindível que as pessoas sejam criativas. O sociólogo italiano, Domênico di Masi, define “criatividade como a síntese prodigiosa de duas qualidades humanas:imaginação e a concretude”. Não adianta a pessoa ter várias idéias e não torná-las concretas. 

O mundo está em constante mudança e o desafio atual é “construir um país pós-industrial numa sociedade industrial. Entender que antes eram necessárias 40h de trabalho humano para se construir um carro. Hoje são 3h porque as pessoas foram substituídas por robôs”. Outro exemplo citado foi a construção da Cidade Administrativa em Belo Horizonte, que de acordo com o sociólogo, “ficou linda e inútil se tratando de sustentabilidade. São 16.000 pessoas saindo de manhã e voltando no final do dia estressadas, enfrentando um trânsito cada vez pior, poluindo ainda mais a cidade, gastando mais dinheiro, perdendo tempo, entre outros fatores.”

Diante desse estresse do cotidiano causado por muito trabalho, grandes expectativas, diversas tarefas, aprender sempre mais, enfrentar uma concorrência cada vez mais acirrada, melhorar o padrão de vida da família, dentre outros fatores, é importante encontrar soluções conjuntas que contribuam para uma vida menos tensa e com mais qualidade. O que a empresa deve fazer? Primeiro passo é adotar uma liderança carismática e eliminar as burocráticas e controladoras. Por quê? Porque enquanto o foco de uma é baseado em objetivos e na valorização interna das empresas, a outra por sua vez, se preocupa em controlar somente os processos. Que tal transformar sua empresa em um lugar em que as pessoas trabalham, geram idéias, agregam conhecimento, estudam e ainda se divertem? Impossível? Claro que não. Quando as pessoas estão felizes, são melhores em tudo que fazem. Comece agora a criar um modelo novo, inédito e que funciona para o seu negócio. Desejo a todos um futuro de muito sucesso!


Evelyse Zica é administradora de empresas, com especialização em Cooperativismo. Corretora, instrutora e palestrante. Atua na empresa ACF Consultoria Financeira Treinamentos Perícias e Serviços Ltda, prestando serviços de consultoria e treinamento in company na área comercial e gerencial. Sócia diretora da EGZ Corretora de Seguros. Sócia fundadora do Projeto Circuito Mulher. Possui uma extensa experiência na área comercial e gerencial em empresas de pequeno, médio e grande porte, com abrangência nacional e internacional. Contato: evelysezica@gmail.com

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos