;
Menu

Max Tadeu

Coluna / Bem além do fogo

  • Categoria: Max Tadeu

Tivemos a felicidade de não ver Nossa Serra arder em chamas em 2015. Nos outros anos, entre várias queimadas o parque “torrou”. O que fez a diferença, o que mudou em relação aos anos anteriores? Uma brigada de combate a incêndios não voluntária, e caso seja necessário, voluntários. 

Brigadistas fazem trabalho voluntário na Serra de Santa Helena / Foto: Max Tadeu Brigadistas fazem trabalho voluntário na Serra de Santa Helena / Foto: Max Tadeu

E aconteceram incêndios sim, muitos, alguns intencionais como sempre na Serra de Santa Helena. A grande diferença é o alastrar do fogo. E combatendo de forma eficaz e rápida o fogo não se alastra. 
O período de chuva está quase indo embora. Graças aos céus este período durou mais que os dos anos anteriores. O trabalho desse pessoal continuou durante todo ele. 

Manutenção do Acero, limpeza dos galhos secos, mapeamento dos focos do ano anterior, novas estratégias, e a mesma garra. Isso que os brigadistas estão fazendo nesse momento. E nossa Serra agradece sempre. Espero que continue acontecendo. Sem contar que, existe segurança em saber que tem pessoas lá na Serra em determinado horário, isso também conforta quem a visita e deixa as pessoas mais dispostas a sentir a natureza. 

Foto: Max Tadeu Foto: Max Tadeu

O parque da Cascata está fechado ainda. É um bom momento de reflexão de como seria sua reabertura. Não é estrutura artificial que vai fazer com que ele fique mais bonito, ou mais visitado, é o cuidado com o NATURAL, é o contato com a Natureza, informação, segurança e regras claras com fiscalização. 

Pessoas que conhecem o lugar para receber quem chega. Pessoas que vão dispor de informações mais detalhadas da fauna e flora daquele lugar. E o básico em estrutura e higiene para quem quer visita. Sossego para os verdadeiros donos do lugar a fauna e flora!

Foto: Max Tadeu Foto: Max Tadeu




Aldeia Interativa / Esportes Livres