Menu

No primeiro jogo da semifinal Atlético vence América no Mineirão e joga por empate na quarta para ir à final do Mineiro

O Atlético inverteu a vantagem do empate do América ao vencer por 2 a 1 o clássico deste domingo, no Mineirão, pela ida da semifinal do Campeonato Mineiro. Os gols foram marcados no primeiro tempo pelo volante Jair, de cabeça, aos 18min, e o meia Nathan, com assistência de Marrony, aos 39min. Ademir descontou para o Coelho, aos 4min da etapa final.

Foto: Daniel Hott/AtléticoFoto: Daniel Hott/Atlético

Com o triunfo, o Galo pode empatar no duelo de volta, às 21h30 de quarta-feira, no Independência. Já o Coelho, que perdeu a invencibilidade na temporada, necessita de vitória simples para avançar à decisão, pois fez campanha superior à do rival na fase classificatória do estadual.

Quem passar de fase vai enfrentar Caldense ou Tombense na final do Mineiro. Na primeira partida, neste domingo, o time de Tombos ganhou por 1 a 0, no Independência, com gol do lateral-esquerdo João Paulo cobrando falta. O segundo embate ocorrerá na quarta-feira, às 16h, também no Horto.

O jogo

Da equipe que goleou o Patrocinense na quarta-feira, por 4 a 0, o técnico Jorge Sampaoli fez apenas uma modificação: trocou Hyoran por Jair e deu mais poder de marcação no meio-campo do Atlético. Já Lisca, comandante do América, apostou na dobra dos laterais-esquerdos Sávio e João Paulo para dificultar os avanços do adversário pela direita. Além disso, ele colocou Messias, que voltou de empréstimo do Rio Ave, de Portugal, como parceiro de zaga de Eduardo Bauermann.

Nos dez primeiros minutos, o Atlético teve quase 90% de posse de bola e mostrou competência para se desvencilhar da marcação alta do América. Quando chegava ao ataque, o time tentava explorar a velocidade de Savarino, na direita, e Keno, pelo lado esquerdo. Referência no ataque, Marrony também se movimentava para abrir espaço e tentar confundir a defesa do Coelho.

Mas foi na bola parada que o Galo encontrou o caminho do primeiro gol. Aos 18 minutos, Nathan colocou efeito na bola em cobrança de falta do lado direito, Airton saiu mal da meta, e Jair, na segunda trave, cabeceou para as redes: 1 a o.

Com a necessidade de buscar a igualdade, o América tentou responder à altura. Aos 24min, Ademir passou fácil por Junior Alonso, porém finalizou prensado em Réver. Aos 26min, o goleiro atleticano Rafael cometeu falha semelhante à de Airton ao tentar cortar uma bola de escanteio, porém Messias, na pequena área, não conseguiu chutar, e Jair fez o corte.

Aos 34min, o Atlético voltou a assustar. Keno puxou da esquerda para o meio e bateu com perigo por cima do gol. Aos 39min, Guilherme Arana roubou a bola de Ademir na defesa, carregou até o ataque e tocou em direção a Marrony, que bateu cruzado e viu Nathan completar para as redes: 2 a 0.

Com o revés parcial inesperado, Lisca fez duas mudanças no América que modificaram o panorama do segundo tempo. Ele tirou Sávio, voltou com João Paulo para a lateral esquerda e colocou Matheusinho. Também mexeu no ataque, com Vitão na vaga de Felipe Augusto.

Logo aos 4 minutos do segundo tempo, João Paulo tabelou com Vitão, partiu em velocidade à linha de fundo e cruzou de pé esquerdo para Ademir diminuir a diferença: 2 a 1.

Aos 14min, o Galo chegou a fazer o terceiro gol, com Marrony, após descuido do zagueiro Eduardo Bauermann, porém o atacante estava em posição de impedimento e o lance foi invalidado com auxílio do árbitro de vídeo. Aos 25min, Marrony teve outra chance clara, após receber assistência de Nathan, mas isolou a redonda ao arrematar com o pé esquerdo.

ATLÉTICO 2X1 AMÉRICA

ATLÉTICO
Rafael; Guga (Mailton, aos 33min do 2ºT), Junior Alonso, Réver e Guilherme Arana; Allan, Jair (Hyoran, aos 8min do 2ºT) e Nathan; Savarino (Otero, aos 33min do 2ºT), Keno (Marquinhos, aos 20min do 2ºT) e Marrony
Técnico: Jorge Sampaoli

AMÉRICA
Airton; Leandro Silva (Léo Passos, aos 40min do 2ºT), Messias, Eduardo Bauermann e Sávio (Matheusinho, no intervalo); Zé Ricardo (Geovane, aos 29min do 2ºT), Juninho, Alê e João Paulo; Ademir (Diego Ferreira, aos 29min do 2ºT) e Felipe Augusto (Vitão, no intervalo)
Técnico: Lisca

Gols: Jair, aos 18min, Nathan, aos 39min do 1ºT (Atlético); Ademir, aos 4min do 2ºT (América)

Cartões amarelos: Jorge Sampaoli, aos 35min, Jair, aos 38min do 1ºT; Guilherme Arana, aos 28min do 2ºT (Atlético); Zé Ricardo, aos 7min do 1ºT; Ademir, aos 28min, Geovane, aos 38min, Lisca, aos 41min do 2ºT (América)

Motivo: jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro

Estádio: Mineirão

Da Redação com SE




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados