Menu

Duas bebês são abandonadas, em caixa e lixeira, entre domingo e segunda em BH

Uma bebê morreu na manhã desta segunda-feira (23) após ser abandonada em uma lixeira, na região do Barreiro. A recém-nascida, com apenas algumas horas de vida, pôde ser socorrida por uma pessoa que escutou seu chorinho ao passar pela esquina entre as ruas Barão de Coromandel e Benedito dos Santos, na mesma região. Contudo, apesar de ter recebido os primeiros cuidados médicos na UPA Diamante, ela não resistiu e morreu. O caso será investigado pelo Departamento de Investigação de Homcídios e Proteção à Pessoa. 

Bebê encontrada na manhã desta segunda-feira estava em uma lixeira na região do Barreiro. Foto: Reprodução/Google StreetViewBebê encontrada na manhã desta segunda-feira estava em uma lixeira na região do Barreiro. Foto: Reprodução/Google StreetView

Esta é a segunda recém-nascida abandonada em Belo Horizonte entre esse domingo (22) e esta segunda-feira. Ainda na manhã de domingo, os policiais militares ajudaram a socorrer uma criança encontrada com vida em uma caixa de papelão no bairro Universitários, na região da Pampulha. A Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente investiga o caso, cujo inquérito já foi aberto. 

O Hospital Odilon Behrens recebeu a criança achada no bairro Universitários ainda com o cordão umbilical. Após alimentá-la, médicos a deixaram em observação e constataram que ela mantinha boa saúde. O mesmo não aconteceu com a recém-nascida encontrada na região do Barreiro. 

"Nossa guarnição deslocou para o local onde a criança estaria e encontrou cerca de oito ou nove pessoas aglomeradas alegando que a menina havia sido deixada na lata de lixo. Nós prestamos socorro à criança até a UPA. De acordo com o corpo clínico, foi feito procedimento de ventilação, entubação, mas a infelizmente a criança não resistiu e veio a óbito", detalha Juliano Cota Avelar, da Polícia Militar, que participou da ocorrência. 

Bairro Universitários

Câmeras de segurança podem ajudar a polícia a encontrar quem abandonou a recém-nascida na porta de um galpão na rua Silveira Lobo, no bairro Universitários. Imagens registradas e entregues à polícia mostram o momento exato em que uma mulher, com muita dificuldade para andar, caminha em direção à entrada do galpão com uma caixa de papelão, semelhante à que abrigava a bebê, nos braços. A todo momento, ela olha para trás. Essa mulher está desaparecida.

O responsável pela vigilância do galpão contou aos militares que dorme no espaço e que, na manhã de domingo, escutou barulhos na rua Silveira Lobo e saiu para conferir o que era. Ao abrir o portão, encontrou a caixa de papelão e, nela, a recém-nascida enrolada em alguns pedaços de pano. Outra testemunha procurou a polícia para declarar que, ao passar pela rua Silveira Lobo, percebeu a presença da bebê na caixa. Isso aconteceu no exato instante em que o segurança saiu pelo portão do galpão. 

O que fazer nesses casos?

Desesperada, uma mulher que acaba de dar à luz um recém-nascido pode acabar abandonando-o. A situação considerada extrema não é comum em Belo Horizonte, apesar dos dois casos terem sido registrados em um tão curto intervalo de tempo, como esclarece a delegada Renata Ribeiro Fagundes, titular na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente. 

"Crimes como esses não são muito comuns em Belo Horizonte. A Polícia Civil orienta mães e famílias que não podem ficar com as crianças a procurarem, antes do nascimento, o conselho tutelar para detalhar suas razões. Isso precisa ser resolvido antes do nascimento da criança. O crime de abandono acontece quando há intenção de abandonar e quando a criança é deixada desassistida, quando ocorre risco à criança. Qualquer recém-nascido deixado desassistido corre risco", pontua. 

A lei brasileira considera irregulares quaisquer outros procedimentos de doação de crianças que não sejam intermediados pelo Conselho Tutelar. Aquele que comete crime de abandono de incapaz está sujeito a penas de reclusão, que podem ser aumentadas caso existam agravantes.

"O crime tem pena de seis meses a três anos de reclusão. Em casos de lesão corporal decorrente do abandono, aumenta para um a cinco anos. Caso ocorra morte, a pena se estende entre quatro e 12 anos de reclusão. A pena ainda pode ser aumentada de 1/3 se o abandono acontecer em um lugar ermo, se existir relação de parentesco entre a criança e quem a abandonou e também se a vítima não for criança, mas sim maior de 60 anos", detalha a delegada. 

Aqueles que encontrarem crianças, como as bebês achadas entre domingo e segunda-feira, precisam inicialmente buscar apoio médico para resguardar a integridade física da criança.

"O necessário, primeiro, é realmente acionar o socorro médico, principalmente em caso de recém-nascido, nós não sabemos se ele já está alimentado, se sofreu algum tipo de agressão. O principal é prestar socorro e, em seguida, acionar a Polícia Militar para identificar quem teria cometido o crime. A investigação costuma ficar a cargo da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente", comenta a delegada. Como houve morte, o caso da bebê abandonada em uma lixeira no Barreiro será investigado pela Delegacia de Homicídios. 

Com O Tempo



Publicidade

+ Região

Mudança na cobrança de pedágio começa a valer a partir de segunda-feira (6) na BR-381

Mudança na cobrança de pedágio começa a valer a partir de segunda-feira (6) na BR-381

A partir do dia 6 de maio, motoristas de veículos pesados que trafegam com eixos suspensos na BR-381, ligação entre Belo...

Audiência pública em Matozinhos para renovação do plano de desenvolvimento urbano integrado da RMBH

Audiência pública em Matozinhos para renovação do plano de desenvolvimento urbano integrado da RMBH

Com o respaldo dos poderes Executivo e Legislativo Municipais de Matozinhos e Capim Branco, o evento se configura como u...

Minas garante serviço aéreo de suporte avançado salva vidas em situações críticas

Minas garante serviço aéreo de suporte avançado salva vidas em situações críticas

Com seus 586.528 km² de extensão territorial, Minas Gerais se assemelha em tamanho a países como...

Alerta de onda de calor em Minas Gerais: cerca de 80% do estado será afetado até domingo; Sete Lagoas está na Onda Laranja, veja lista

Alerta de onda de calor em Minas Gerais: cerca de 80% do estado será afetado até domingo; Sete Lagoas está na Onda Laran…

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reporta que mais 145 municípios de Minas Gerais estarão sob alerta de onda ...

CEMIG oferece novo parcelamento para quem tem contas atrasadas

CEMIG oferece novo parcelamento para quem tem contas atrasadas

Com o propósito de proporcionar aos consumidores uma facilidade adicional no pagamento, a Companhia Energética de Minas ...

Veja quem são os ciclistas envolvidos no acidente na BR-040, em Paraopeba

Veja quem são os ciclistas envolvidos no acidente na BR-040, em Paraopeba

Sete ciclistas foram atingidos por uma van na manhã desta terça-feira (30/4) no quilômetro 428 da BR-040, em Paraopeba, ...

‘Justiça por Joca’: Proprietários de cães realizam manifestação no Aeroporto de Confins; veja o vídeo

‘Justiça por Joca’: Proprietários de cães realizam manifestação no Aeroporto de Confins; veja o vídeo

Tutores de cães se reuniram no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, para exigir justiça pela morte do golden retriev...

Epamig realiza capacitação com curso de aperfeiçoamento sensorial em queijos artesanais mineiros

Epamig realiza capacitação com curso de aperfeiçoamento sensorial em queijos artesanais mineiros

Na última semana, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promoveu em São ...

Trilhas de Futuro Impulsionam número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais

Trilhas de Futuro Impulsionam número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais

Os dados do Censo Escolar, fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacion...

Encerra dia 9 de maio o segundo edital de venda de imóveis da Minas Gerais Participações S.A

Encerra dia 9 de maio o segundo edital de venda de imóveis da Minas Gerais Participações S.A

O segundo edital de venda de imóveis da Minas Gerais Participações S.A (MGI), uma entidade estat...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos