Menu

Cristiano Costa

Coluna/ Cristiano Costa/ Quantas flexões você consegue fazer?

Você consegue realizar mais de 10 flexões de braço? Não? Sabia que isto pode indicar que você provavelmente terá algum problema cardíaco nos próximos 10 anos?

Foto: Getty images/ Foto: Getty images/

Médicos americanos acompanharam 1562 bombeiros americanos por 10 anos (entre 2000 e 2010), observando ocorrências de doenças do coração e relacionando estas patologias com o grau de força muscular destes participantes. Para medir a força, os pesquisadores pegaram o teste de flexão de braço como referência. Anualmente os bombeiros americanos realizam exames laboratoriais e físicos, incluindo as flexões de braço.

Concluiu-se que aqueles que conseguem fazer 40 flexões de braço têm 96% menos chance de ter um problema cardíaco nos próximos 10 anos quando comparados com os que conseguem realizar no máximo 10. O artigo foi publicado neste mês na JAMA (The Journal of The American Medical Association).

A ideia do estudo é propor um teste prático e barato (flexões de braço) para medir o condicionamento cardíaco, além de conscientizar a importância do treinamento de força para a saúde do coração. Necessita-se de mais estudos para uma comprovação científica deste teste. Mas se você não consegue realizar 10 flexões de braço, procure o seu cardiologista e, se ele liberar, inicie seus treinos imediatamente!

FONTE: YANG, J.; CHRISTOPHI, C. A.; FARIOLI, A.; BAUR, D. M.; MOFFATT, S.; ZOLLINGER, T. W.; KALES, S. N. Association Between Push-up Exercise Capacity and Future Cardiovascular Events Among Active Adult Men. Jama Nework Open, 2019.

Links patrocinados