Menu

Coluna / Fisioterapia / Nadar é bom pra coluna ou não?

Pessoas que viveram a sua juventude nos anos 80, 90, sempre escutaram algumas verdades intocáveis sobre a saúde: “Biotônico Fontoura com semente de sucupira é ótimo pra garganta”. “Própolis é um santo remédio, cura tudo”. “A natação é um esporte completo”.

Como vivi nessa época, segui cegamente os três conselhos. A última verdade citada acima me trouxe umas frustrações.

Assim como 70% dos jovens eu tinha alterações posturais. Quando nadava numa piscina de 25 metros com raias, sempre na metade do caminho eu trombava em uma delas. A natação nunca foi o meu forte, mas eu era “torto” na piscina.

Na faculdade descobri que meu insucesso na natação poderia ser uma escoliose, pequena, comum na minha idade. Se a minha coluna era torta, como nadar em linha reta?

Mas a natação não era tão completa? Então como não me endireitei?

Pesquisadores italianos descobriram que a natação poderia aumentar as curvaturas dos atletas em formação / Foto Ilustrativa: elhitradio.comPesquisadores italianos descobriram que a natação poderia aumentar as curvaturas dos atletas em formação / Foto Ilustrativa: elhitradio.com

Em 2014, pesquisadores italianos produziram e publicaram no The Journal of Pediatrics um estudo com 112 nadadores adolescentes, avaliando o efeito da natação em suas deformidades na coluna. O estudo mostrou que a natação poderia aumentar as curvaturas dos atletas em formação. Aumentava as escolioses e hipercifoses, e ainda aumentava a prevalência de dores lombares em meninas.

Tratar uma escoliose ou qualquer outro desvio significativo em adolescentes em formação não é tão simples assim. Requer um trabalho sério, individualizado, multidisciplinar. E a natação, mesmo sendo uma atividade física excelente, muitas vezes é contra-indicada para determinadas situações.

Hoje encontro explicação para uma das minhas frustrações. Talvez o Brasil perdeu um grande nadador. Quanto ao Própolis e ao Biotônico, não consigo sentir nem o cheiro, se são bons e curam tudo eu não sei. “Canja de galinha não faz mal à ninguém”.

- ZAINA F.; DONZELLI S., LUSINI M.; MINELLA S.; NEGRINI S. Swimming and Spinal Deformities: A Cross-Sectional Study. The Journal of Pediatrics. 2014 dec.
- OSHIRO V.; FERREIRA P.; COSTA R. Alterações Posturais em Escolares: Uma revisão da literatura. 2007 jul/set.



Cristiano Henrique Alves Costa. Fisioterapeuta sócio-proprietário da Accés Fisioterapia Esportiva, especialista em reabilitação esportiva, SDM, RPG, Método Mckenzie.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos