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Lorena Castro

Cone Mania

 

Com aproximadamente dez centímetros de comprimento, ele é feito de arroz e recheio enrolados no nori

 

Há uns meses atrás quando estive passando alguns dias no Rio de Janeiro, me deparei com uma novidade na gastronomia carioca. Pequenas casas especializadas em temakis. E aí deve vir à pergunta, te-ma o que? É isso mesmo, um novo formato de comer sushi, o cone. Como dizem os cariocas apaixonados pela culinária oriental, o temaki já virou “sanduba japa”. Voltando a minha estadia no Rio em abril, procurei me informar o que eram aquelas novas casas de japonês e um pouco mais sobre essa história.

 
Três jovens cariocas, após um dia de praia e muito sol, tiveram a idéia de implantar no Rio a comida japonesa em cone. O mesmo cardápio, mas sem a formalidade nipônica, e somada ao jeitinho brasileiro. Segundo eles, montar um pequeno estabelecimento para o público jovem com um visual moderno e a preço acessível, poderia dar certo no calor e na descontraída cidade do Rio de Janeiro. E eles estavam certos! A primeira loja no Leblon foi um sucesso. E foi logo ela que avistei em uma das minhas caminhadas na cidade em abril. Lotada, cheia de gente bonita e ambiente agradável. Como eu tinha acabado de voltar do exterior, aquilo era mais que novidade, era uma idéia inovadora. Sushi por 8 reais na zona sul! E foi assim que o negócio cresceu...

Estive mês passado em Belo Horizonte e me sentei em um bar na Savassi. E não é que logo à minha frente estava uma dessas casas de temakis! Não era a franquia do Rio, mas uma dessas cópias de mercado que fazem bem a concorrência. No dia seguinte, passei de carro no círculo da Contorno e pude ver mais duas casas semelhantes às outras. Ah, tirando a franquia dos cariocas, que eu já sabia que tinha na Savassi.

E foi por mais este episódio do acaso que resolvi falar um pouco dos temakis e da comida japonesa pelo Brasil afora. O temaki significa enrolado à mão. É uma comida leve, feita em segundos e uma nova moda nacional. As temakerias formaram em 2008 um novo ramo de culinária oriental. 
 
Como todos sabem, restaurantes japoneses servem pratos caros e não têm o perfil que essas novas casas encontraram no mercado brasileiro. Temakeria é hoje um ponto de encontro antes e pós balada.  O mais novo fast-food do país. Se é que posso me referir assim a ela. Pois, é uma mistura de sabores da culinária japonesa com brasileira e, além de qualidade, é uma comida saudável. Na verdade, quero dizer que antes quem procurava um fast-food, opta atualmente pelas temakerias.

Só para complementar, além de virar uma rede comprada por uma grande empresa, a temakeria carioca, dos jovens pioneiros, já faz parte de várias cidades brasileiras e agora em Portugal. Além do mais, já teve propostas dos Estados Unidos e outros países da Europa. E sabem qual foi um dos últimos meios de comunicação a noticiar essa loja? Nada mais nada menos, que o jornal The New York Times no mês passado.
 
 

 

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