Menu

Coluna / Recursos Humanos / Formei! E agora?

Um dos grandes desafios, que movimenta parte da historia de vida de um indivíduo é o caminho percorrido para sua formação, caminho este que passa pela inicio da escolha do curso, escolha da modalidade (técnico, tecnólogo, bacharelado, etc.) e outras particularidades de cada área da formação.

Foto ilustrativa: Reprodução/PeertransferFoto ilustrativa: Reprodução/Peertransfer

O engrandecimento merecido pela conclusão de todas as etapas até a formação, às vezes dura poucos meses e este mesmo individuo que comemorou e brindou sua formação, inicia em um processo angustiante da pergunta “Formei! E agora?”. Ao longo dos atuantes anos no RH, convivi com varias historias de indivíduos nesta situação, normalmente os dois tipos de formandos se dividem em:

Estuda com foco apenas na formação
O foco na formação, normalmente são os estudantes que optam em passar por toda a formação sem inteirar com a área profissional da mesma, ou seja, dedicam aos estudos e seus resultados, deixando para o fim da conclusão do curso para entender e associar sua formação com o mercado de trabalho.

Estuda com foco na formação e profissionalização
São indivíduos que faz uma linha tênue relacionando cada etapa da sua formação e o mercado de trabalho, normalmente dedicam tanto quanto para ser formar e ao mesmo tempo entender os desafios e etapas para entrada no mercado de trabalho, sempre atentos para os diversos níveis de atuação da sua área, reconhecendo as etapas para o inicio e a escalada profissional, possuem uma boa networking, que normalmente iniciaram nos corredores da faculdade, escolas, participações em eventos extras e convivências durante todo o período como estudante.

A diferença é que, quem estudou com foco na formação e profissionalização, possuem informações dentro da realidade do mercado profissional da sua área, e é capaz de minimizar ilusões e angustias que a formação pode proporcionar ao recém-formado. É preciso entender em qual patamar você está e qual a relação real com o mercado que você quer atuar.

As dicas são: Baseado em sua formação e suas pretensões de atuação profissional, faça uma pesquisa minuciosa de como esta o mercado em sua área, identifique o seu ponto de partida, reconheça suas limitações iniciais e busque meios para compensar esta lacuna. (Faça revisão de técnicas, matérias, aprendizados, cursos, networking, etc.). Jamais corra para fazer uma pós-graduação sem antes ter certeza de suas escolhas. Se você realizou bons estágios, aproveite seu bom desempenho e contatos na empresa em seu favor. Reconheça as especificidades da sua área de formação e atuação e entenda o processo natural de maturação profissional no mercado, mas lembre-se:

“Cada individuo é um ser único! Tire proveito das particularidades dos seus talentos! Procure conhecer o melhor de você!”

Bacharel em Administração pela UNIFEMM – Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela faculdade SENAC – BH – Obtenção de novo título em Psicologia - Consultor RH – Especialista em Gestão estrategica de Pessoas Analista Profiler - Consultor em Sete Lagoas e região da Rede de Recrutadores do Brasil.
Administrador da agência APOLO – www.apolo.srv.br
Diretor de Com. e Eventos CDL- Sete Lagoas.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos