Menu

Coluna / Breno Borges / Recursos Humanos / Quando o cansaço no emprego não é só do emprego!

Estamos ao fim de quase um ciclo dos meses do ano, junto com esta reta final é possível analisar como foi nossa trajetória de trabalho, vida social e outras demandas do cotidiano, mas mesmo que não paramos para esta reflexão são muitos aqueles que estão no seu limite do cansaço e exaustão!

É comum atribuirmos nosso cansaço onde permanecemos mais tempo dedicados, e isto reflete diretamente em nossa jornada de trabalho, mas é preciso atentar para compreender que o cansaço excessivo pode não ser só do cumprimento da jornada profissional, mas desencadeado pela exaustão emocional e comprometendo a qualidade de vida como um todo.

Foto: ilustrativa / reprodução internetFoto: ilustrativa / reprodução internet

A “Exaustão Emocional” ocorre após um excesso de estímulos emocionais ou cognitivos, relacionados a conflitos, responsabilidades, enfrentamentos e desafios acumulados por um tempo, sobrecarregando a capacidade do individuo de processar e diluir estas emoções e reações, resultando em uma grande fadiga mental, com reflexos diretamente no físico.
O caminho para se livrar da exaustão emocional é a busca do equilíbrio, através da reavaliação de como estamos processando nossas emoções, nossos sentimentos, sendo necessário tomar atitudes diante de nós mesmos em relação à rotina emocional e cognitiva.

A tomada de atitudes em busca do descanso, para o equilíbrio emocional, passa por mudanças de hábitos, revisão de rotinas, incluindo momentos exclusivos e dedicados a você, sem deixar de avaliar como você está lidando com os seus próprios desafios, responsabilidades, sentimentos e compromissos.

Lembre-se! A exaustão emocional, além de prejudicar você profissionalmente com a sensação do cansaço físico e mental, irritabilidade, desmotivação, falta de sono ou excesso, pode evoluir para quadros depressivos e desencadear doenças crônicas e leva-lo até um colapso.

Conte sempre com um profissional! Quando precisar falar com você mesmo, sobre suas emoções, sentimentos e qualidade de vida emocional! “Faça terapia!”

Bacharel em Administração pela UNIFEMM – Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela faculdade SENAC – BH – Obtenção de novo título em Psicologia - Consultor RH – Especialista em Gestão estrategica de Pessoas Analista Profiler - Consultor em Sete Lagoas e região da Rede de Recrutadores do Brasil. 
Administrador da agência APOLO –  www.apolo.srv.br 
Diretor de Com. e Eventos CDL - Sete Lagoas.




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados