Um dia após o outro, vivemos as mais variadas “experimentações” dentro das empresas, não raro, a bússola empresarial tende para o rumo da “experiência” equivocando e travando o crescimento da organização.
Um barco a deriva, vendendo o “almoço” para pagar o “jantar’.
Gosto muito de uma passagem do livro “Alice no País das Maravilhas” (Lewis Carroll), em que ao se deparar com um Gato de Botas sentado, Alice lhe indaga:
“- Gato de Botas, qual o caminho correto?
– Depende Alice, para onde você quer ir?
– Não sei, estou perdida.
– Para quem não sabe onde quer ir, então qualquer caminho serve!”
Por que não temos muito bem definido o nosso caminho?
Falta o mapa? Falta quem faça a leitura do mapa?
O mundo empresarial é ciência. E como ciência merece conhecimentos mais específicos.
Um Presidente do SindComércio de uma cidade no interior de Minas, aos seus 65 anos me disse depois de um curso que ministrei: “Se eu ainda tivesse minha loja hoje, com certeza teria quebrado. O comércio de hoje é muito diferente do meu tempo”.
A mudança então é inevitável. E, toda mudança gera uma quebra de paradigmas, novas formas de fazer o que sempre fizemos do mesmo jeito. Se resistirmos às mudanças que o mercado impõe, estamos negando nossa necessidade de permanecer, desenvolver e superar as adversidades que este mesmo mercado exige.
Quando temos um problema (novo), temos que resolver, não é isso?! E, segundo o Dicionário Aurélio, Resolver é: Fig. Tomar uma determinação, decidir: ele resolveu mudar de conduta. / Achar a solução, decidir uma questão, solucionar: resolver um problema. //
O pior mal que pode se abater numa organização é consumir todo o recurso, como tempo, gente e dinheiro tentando resolver problemas antigos. O mais interessante não seria olhar pra frente?
Uma dica que ainda continua valendo é o livro Quem Mexeu No Meu Queijo? (Spencer Johnson).
Em relação à fábula, infelizmente, muita gente muda “forçadamente”, de forma a se adaptar, e o seu futuro mais longe é “hoje”.
Mudança deve ser sinônimo de Proatividade, se deve mudar para garantir o futuro.
Devemos prestar atenção nestes tópicos:
A mudança ocorre (entenda a mudança);
Mudança de hábitos, consumo, financeira, política, etc.
O que está mudando? E por que isto está acontecendo?
Antecipe a mudança (prepare-se para mudar);
Diante do cenário de mudança, qual o meu objetivo? Quais são as minhas metas?
Monitore a mudança (monitore as metas);
Neste ponto é hora de acertar o curso, ajustando o que está fora do planejado.
Comemore a mudança (leitura dos resultados);
Aprecie seus novos resultados, comemore, valorize aqueles que contribuíram por esta nova realidade.
O mais importante para este ano é a mudança, é sair da zona de conforto, é repensar a maneira de como se faz as coisas, é medir resultados, ter movimento, ter metas e objetivos.
Para este ano – Eu quero ver energia nova na sua empresa.
O mundo está mudando. E você?
Wagner Alessandro Nogueira é Administrador de Empresas e Consultor em Gestão Empresarial. É o responsável técnico pela empresa Office br Consultoria. Relevante participação e conhecimentos de Gestão Comercial de Pequenas e Médias Empresas, Especializando para Micro e Pequenas Empresas (especialmente as Familiares). Consultoria nas atividades Administrativas, Financeiras e Marketing. Professor de Curso Técnico em Administração de Empresas, Consultor e Instrutor em Gestão de Tecnologia Empresarial e Negócios Eletrônicos.